Já foi o tempo em que o médico era conhecido por visitar seus clientes de casa em casa e cuidar de toda a família por gerações seguidas. Os tempos mudaram, e a forma de relacionamento entre médico e paciente também evoluiu.
Numa sociedade cada vez mais digitalizada e com escassez de tempo, a tecnologia chegou para ajudar as pessoas, inclusive nas consultas médicas.
Abaixo, vou fazer algumas perguntas e caso a sua resposta para alguma delas seja NÃO, você está precisando de ajuda.
Você tem identidade visual? (1)
As informações sobre você e sobre onde você atende estão disponíveis nas mídias sociais?
Seus pacientes sabem como encontrá-lo?
Os pacientes sabem sobre todos os serviços que você oferece?
Você tem identidade visual? (2)
O sistema de marcação de consultas é eficiente?
Os seus pacientes têm você como referência, a ponto de indicar gratuitamente para outras pessoas?
O seu consultório é atraente e aconchegante, sendo um lugar onde as pessoas gostam de estar?
Espero sinceramente que você tenha respondido SIM para as perguntas acima, mas caso em alguma delas você ficou em dúvida ou literalmente respondeu NÃO, vamos tentar ajudá-lo(a) a seguir.
Por que a identidade visual é importante para um prestador de serviço?
No momento em que você se tornou um profissional e presta serviço para outras pessoas, você saiu da condição de PESSOA FÍSICA para PESSOA JURÍDICA.
Tá bom…sabemos que você é uma pessoa que resolve o problema de outras pessoas, através de seu conhecimento, e que existe uma relação bem pessoal entre médicos e pacientes.
A melhor forma para você transformar o seu atendimento mais profissional, começa pela sua apresentação. Como você é visto por seus pacientes desde o primeiro encontro.
Tá certo, existe toda uma legislação sobre marketing médico, mas não está escrito em nenhum lugar que você não pode apresentar-se de forma profissional.
Você precisa de uma identidade visual, que será a sua cara perante os seus pacientes.
Para chegar nesse ponto, muitas etapas precisam ser vencidas antes, e muitas perguntas respondidas até chegar no produto final – a sua marca pessoal.
Não tente fazer isso sozinho, pois quem está dentro do negócio, muitas vezes não enxerga todas as variáveis que cercam o dia a dia de sua clínica ou consultório.
Procure a orientação de profissionais que entendem bem da rotina médica e são especialistas em marketing digital, você vai ganhar muito tempo e economizar muito dinheiro.
Como as mídias sociais contribuem com os profissionais que prestam serviços?
No momento em que você se tornou um profissional e presta serviço para outras pessoas, você saiu da condição de PESSOA FÍSICA para PESSOA JURÍDICA.
Tá bom…sabemos que você é uma pessoa que resolve o problema de outras pessoas, através de seu conhecimento, e que existe uma relação bem pessoal entre médicos e pacientes.
Mesmo assim, você não deixa de ser um prestador de serviços e precisa apresentar-se como tal.
A melhor forma para você transformar o seu atendimento mais profissional, começa pela sua apresentação. Como você é visto por seus pacientes desde o primeiro encontro.
Tá certo, existe toda uma legislação sobre marketing médico, mas não está escrito em nenhum lugar que você não pode apresentar-se de forma profissional.
Você precisa de uma identidade visual, que será a sua cara perante os seus pacientes.
Para chegar nesse ponto, muitas etapas precisam ser vencidas antes, e muitas perguntas respondidas até chegar no produto final – a sua marca pessoal.
Não tente fazer isso sozinho, pois quem está dentro do negócio, muitas vezes não enxerga todas as variáveis que cercam o dia a dia de sua clínica ou consultório.
Procure a orientação de profissionais que entendem bem da rotina médica e são especialistas em marketing digital, você vai ganhar muito tempo e economizar muito dinheiro.
No momento em que você se tornou um profissional e presta serviço para outras pessoas, você saiu da condição de PESSOA FÍSICA para PESSOA JURÍDICA.
Tá bom…sabemos que você é uma pessoa que resolve o problema de outras pessoas, através de seu conhecimento, e que existe uma relação bem pessoal entre médicos e pacientes.
Mesmo assim, você não deixa de ser um prestador de serviços e precisa apresentar-se como tal.
A melhor forma para você transformar o seu atendimento mais profissional, começa pela sua apresentação. Como você é visto por seus pacientes desde o primeiro encontro.
Tá certo, existe toda uma legislação sobre marketing médico, mas não está escrito em nenhum lugar que você não pode apresentar-se de forma profissional.
Você precisa de uma identidade visual, que será a sua cara perante os seus pacientes.
Para chegar nesse ponto, muitas etapas precisam ser vencidas antes, e muitas perguntas respondidas até chegar no produto final – a sua marca pessoal.
Não tente fazer isso sozinho, pois quem está dentro do negócio, muitas vezes não enxerga todas as variáveis que cercam o dia a dia de sua clínica ou consultório.
Procure a orientação de profissionais que entendem bem da rotina médica e são especialistas em marketing digital, você vai ganhar muito tempo e economizar muito dinheiro.
Segundo os mais entendidos, o DR. GOOGLE é o maior concorrente dos médicos, visto que os pacientes em sua grande maioria o consultam antes de agendar uma consulta médica.
Pelo menos para saber como chegar até o consultório, muitos consultam o Google e depois vão para o Waze para saber qual o caminho a percorrer.
O seu endereço está cadastrado no Google? A sua clínica ou consultório é referência, sendo fácil a sua localização?
Se você demorou para responder, é bem provável que está perdendo clientes por não saberem como chegar até você.
Se você não tem uma página na internet, como os clientes sabem dos serviços que você oferece? Ou você confia plenamente somente nas listas dos planos de saúde?
Vou te dar uma barbada! As pessoas procuram médicos que sejam referência, pois ninguém consulta médico somente para fazer uma visita de cortesia. Ela tem um problema de saúde e quer resolver o mais rápido possível.
Então, você precisa divulgar os seus serviços, aquilo que você é bom, aquilo que você é referência, aquilo que você resolve.
Como está o seu marketing pessoal?
Eu entendo que você é um profissional da saúde, cuida e resolve as dores das pessoas e provavelmente não tem muito conhecimento da área de marketing.
Mas eu preciso te contar um segredo…você precisa ser “marketeiro”, mesmo sendo médico.
Você sabe por que as marcas mais adoradas pelos seus clientes passam de geração para geração? Porque elas utilizam-se de técnicas de marketing para falar com seu público.
Um pequeno exemplo é a Bauducco, que somente era lembrada no natal, e vendia somente um produto: o famoso panettone. Mas eles trabalhavam 10 meses no ano para fabricar o panettone, mas não deixavam de criar a expectativa que no Natal teria um novo tipo de panettone. Alimentavam seus clientes com a expectativa.
Hoje eles evoluíram e encontramos lojas da Bauducco nos melhores shoppings, oferecendo delícias da culinária italiana, tendo o panettone como carro chefe.
Canso de ver médicos realizando consultas, sem ter o mínimo cuidado de tratar o paciente pelo nome, quanto menos cumprimentá-lo. Sem dizer a ausência total de rapport (técnica de quebra gelo antes de uma conversa), antes da consulta.
Tá bom, sei que que você vai dizer que a agenda de médico é cheia, que o plantão no postinho fica lotado todos os dias, que paciente vai na consulta para bater papo e mil e uma argumentações…mas isso faz a diferença entre o médico amado e o médico normal. Se você é um médico normal, precisa mudar ou outros médicos amados vão tomar o seu lugar.
Por que falo isso? Sabe quem indica um médico normal? Provavelmente 1 em 10 pacientes, porque vão lembrar de você por ser uma pessoa com quem não conseguem ter uma conversa…só fala termos técnicos, não cumprimenta, não tem uma relação de confiança com seu paciente.
Você está preocupado com a apresentação do seu local de trabalho?
Aqui vamos diretamente, no ponto. O seu consultório é um local “humanizado”, onde as pessoas sentem-se bem em estar ali, apesar de ter uma dor e um problema para resolver?
Começa pela pessoa que está atrás do balcão para realizar o primeiro contato…ela está preparada para prestar um atendimento cordial e resolver o problema das pessoas, ou está ali somente para marcar e desmarcar consultas. Ela resolve o problema dos convênios ou devolve para o paciente resolver? Está ali como um fator de dificuldade para a marcação da consulta…ela ajuda ou atrapalha os pacientes? Faça essa análise…passe por ali em alguns momentos do dia e verifique isso.
Outra coisa importante, é o local de atendimento. Uma sala de espera deve ser planejada para dar conforto e deixar a pessoa um pouco menos nervosa (normal antes de qualquer consulta). O mobiliário, a água a disposição, o atendimento pessoal durante a espera, tudo isso deve ser considerado.
Se seu consultório é aquele que tem cadeiras de plástico na recepção, com revistas dos anos 80 e a televisão ligada no canal onde passa novela o dia todo, notícias de desgraça e filmes de cowboy, você está perdido.
O agendamento de consultas é facilitado para o seu atendimento? Você sabia que existem várias tecnologias disponíveis para marcação de consultas e que não precisam de uma pessoa para receber as solicitações. Use a sua secretária para coisas mais nobres, como ligar para o paciente para saber como está, se está fazendo o tratamento e se ela lembra da data da consulta.
Uma pergunta que pode ser familiar: Você está fazendo exercícios para melhorar o seu conhecimento?
Sinto em falar que você precisa voltar a estudar!
A velocidade como a informação está sendo disseminada, a velocidade como a tecnologia está assumindo lugar na medicina, a velocidade como a pesquisa está trazendo novos resultados impactam diretamente no seu dia a dia.
Hoje ter uma especialização já não é mais fator de diferencial, você precisa ter um conhecimento amplo, senão vai perder pacientes para o seu colega de trabalho.
Ter mais de uma especialização faz parte da dinâmica de médicos respeitados e adorados por pacientes, os quais indicam para todo mundo.
E hoje, o mercado possui empresas que ajudam o médico no seu desenvolvimento como o IEFAP PÓS-GRADUAÇÃO iefapcursos.com.br, o qual está preocupado na formação de médicos com excelência. Além da formação, possuem know how para ajudar em sua carreira e no seu aprimoramento em outras áreas.
A tecnologia proporciona que você tenha conhecimento sem deixar as suas atividades do dia a dia. Por exemplo: no IEFAP PÓS-GRADUAÇÃO as aulas são presencias e Online (ao vivo), onde você interage com o professor e colegas de aula, assistindo onde estiver. Outra facilidade, são as aulas mensais aos finais de semana, pois não comprometem o seu calendário de atendimento.
Por fim, não deixe de exercitar a técnica de aumentar o conhecimento, e procure pessoas que possam ajudá-lo(a) no seu negócio, afinal você é a sua empresa.