A Nature Medicine publicou a pesquisa Intervenção de autoajuda realizada através de mensagens de celular para idosos com depressão residentes em áreas com recursos limitados: um ensaio clínico randomizado e controlado, coordenada pela Profa. Dra. Marcia Scazufca, Pesquisadora Científica.
O ensaio clínico, realizado com 603 adultos acima de 60 anos, registrados em UBS de áreas socioeconomicamente carentes de Guarulhos, mostrou que uma intervenção psicossocial de seis semanas baseada no envio de mensagens de voz e imagens pelo WhatsApp, com conteúdos de psicoeducação e ativação de comportamento e sem a participação de profissionais de saúde, contribuiu para melhorar a recuperação da depressão dos pacientes em apenas três meses.
Com isso, reduzir a depressão em idosos e desenvolver programas de atendimento simples, de baixo custo e efetivos é uma prioridade de saúde global, fundamental para garantir um envelhecimento saudável e promover o bem-estar, especialmente em países em desenvolvimento, onde vive 69% da população idosa do mundo. No Brasil, 11% da população total tem mais de 65 anos e, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, 12% das pessoas idosas relataram ter passado por depressão.
FONTE: USP