Medicamento obteve resultados positivos na aplicação em ratos; é a primeira pílula não hormonal masculina que chega à fase de testes clínicos
Uma pílula anticoncepcional masculina — a primeira não hormonal além de preservativos e vasectomias a chegar na fase de testes clínicos — começou a ser testada em humanos nesta semana. A nova fase inicia após resultados positivos em ratos. Nos estudos pré-clínicos, houve 99% de eficácia contra a gravidez.
A pílula inibe uma proteína essencial para a formação do esperma. Na fase que já passou, a abordagem reduziu o número de espermatozoides, com 99% de eficácia na prevenção da gravidez. Além disso, foi constatado que o efeito na fertilidade é reversível. As informações são do jornal O Globo.
O medicamento YCT-529 é o primeiro a atingir a fase I dos testes clínicos. Outros trabalhados — durante décadas — e não hormonais nunca haviam chegado tão longe.
O produto é atraente, visto que os remédios com hormônios podem causar alterações de humor e acne, como os disponíveis atualmente no mercado e destinados amplamente ao público feminino.
Resultados da fase clínica definirão a continuidade da pesquisa. Expectativa dos pesquisadores no estudo com humanos é chegar ao mesmo nível de eficácia obtido nos testes com ratos.
FONTE: Gaúcha ZH