Psiquiatria na infância e adolescência


Mesmo pouco reconhecidos, os distúrbios mentais podem ser frequentes na população infantil e adolescente. Algumas doenças são usualmente conhecidas por se manifestarem ao longo da infância, como os transtornos de ansiedade por exemplo.

A psiquiatria é uma especialidade dedicada exclusivamente a prevenção, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais e de comportamento. E a psiquiatria na infância e adolescência atua na identificação e intervenção em transtornos que possam acometer essa faixa etária.

O objetivo da psiquiatria é proporcionar o tratamento adequado, resultando em maior qualidade de vida ao paciente e familiares. Nos acompanhe na leitura e saiba mais!

 

Diferenças entre psiquiatria convencional e psiquiatria da infância e adolescência

 

O médico psiquiatra atua no tratamento de transtornos e distúrbios do paciente para oferecer-lhe maior bem-estar psíquico, e alivio do seu sofrimento. O psiquiatra convencional atua no diagnóstico e tratamento de transtornos e doenças como a depressão, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, entre outras condições que afetam a saúde de pessoas adultas.

Enquanto que o psiquiatra na infância e adolescência atua no diagnóstico e tratamento de transtornos de ansiedade, de humor, alimentares, questões de gênero e sexualidade, abuso e dependência. Além de outras condições que afetam a saúde de crianças e adolescentes.

É necessário que o profissional possua conhecimento amplo e aprofundado sobre o desenvolvimento das diferentes fases que envolve as crianças e adolescentes. Isso porque é preciso conhecer as habilidades adquiridas esperadas para cada fase de crescimento.

É imperativo compreender os sintomas que envolvem cada distúrbio que afetam essas faixas etárias. Assim, o profissional precisará de conhecimento para identificar sintomas de transtornos mentais, e diferenciá-los de comportamentos normais para a idade do paciente.

A atuação do psiquiatra da infância e adolescência é dividida em algumas etapas básicas, confira a seguir:

  • Avaliação completa do paciente, contemplando fatores psicológicos, sociais, culturais e biológicos.
  • Avaliação do tipo de transtorno e o nível que o paciente se encontra, além de avaliar também o histórico familiar
  • Aplicar testes neuropsicológicos para avaliação psiquiátrica
  • Determinar tratamento adequado com o uso de medicações e terapias

A atuação do psiquiatra da infância e adolescência requer métodos diferentes do atendimento a pacientes adultos, pois os aspectos que envolvem as doenças dessa faixa etária são muito específicos.

 

Conhecimento especializado em psiquiatria

 

Para atuar na psiquiatria da infância e adolescência é preciso que o profissional seja graduado em medicina, especializado em psiquiatria e que posteriormente busque uma especialização na área da infância e adolescência.

Por se tratar de uma faixa etária excepcional com demandas muito especificas, o profissional deve possuir um conhecimento direcionado para a atuação na área. A maneira ideal de oferecer um atendimento de qualidade para esse público é contar com os conhecimentos de uma Pós-Graduação em Psiquiatria.

É com esse curso que o médico obterá os conhecimentos sobre os transtornos psiquiátricos, utilização de medicamentos, diagnósticos e tratamento de pacientes com doenças psicossomáticas.

O IEFAP- Instituto de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento em convênio com a UNINGÁ, oferta em sua grade de cursos, a Pós-Graduação em Psiquiatria, que tem ajudado milhares de médicos a realizar uma avaliação completa dos pacientes.

Com competência educacional e ética profissional, o curso possui uma metodologia voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades de seus alunos. Ao escolher uma instituição de ensino para se especializar, busque por aquela que investe no desenvolvimento profissional dos seus alunos, venha para o IEFAP.

Ao final do curso, o médico estará apto para realizar atendimentos nos casos de transtornos mentais e doenças psíquicas, adquirindo conhecimento e habilidades para tornar-se um especialista na área, após aprovação na prova de títulos da especialidade.

Para obter mais informações entre em contato conosco, pelo whatsapp (44) 98813-1364. Estamos à disposição para apoiá-lo!

 


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação







    Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 - Ed. São Bento Sala 1002

    Maringá - PR

    contato@iefap.com.br

    (44) 3346-3500

    (44) 9 8813.1364

    Tem dúvida? Fale conosco!