Pós-Graduação em Nutrologia Médica: Como melhorar a qualidade de vida dos pacientes e aumentar a longevidade?


A nutrologia médica tem ganho importância nos últimos anos como especialidade, considerando que as pessoas estão buscando cada vez mais ter uma vida saudável e viver mais. Em primeiro lugar, ter uma Pós-Graduação em Nutrologia Médica é um fator diferencial para médicos que atuam para melhorar o bem estar de seus pacientes.

O que consiste a especialidade em nutrologia médica?

A nutrologia é uma especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia a ingestão de nutrientes pelas pessoas, seus benefícios e malefícios. Com base nisso, são realizadas as avaliações das necessidades orgânicas do indivíduo, com vistas a manutenção da saúde, a prevenção de doenças e adequação dos nutrientes com excesso ou déficit.

Onde o profissional de nutrologia médica atua?

O profissional médico irá acompanhar seus pacientes, com foco no estado nutricional, realizando diagnóstico, prevenção e tratamento. Assim, tem como objetivo de promover uma longevidade mais saudável e uma melhor qualidade de vida. Além disso, o profissional de nutrologia também atua no acompanhamento de pacientes com diabetes, osteoporose, ovários policísticos, distúrbios de crescimento e puberdade, dentre outros.

Que competências o médico precisa para atender em nutrologia?

Para desempenhar seu trabalho com sucesso, o médico deverá adquirir competências que o façam ter pleno domínio sobre as técnicas de diagnóstico e solução de problemas, dentre as quais destacamos:

  • Entender a etiopatogenia e principais mecanismos patogênicos e fisiopatológicos de seus pacientes;
  • Realizar a avaliação nutricional, de forma eficiente, com o objetivo de identificar pacientes com risco de apresentar distúrbios relacionados ao estado nutricional;
  • Deve reconhecer as principais síndromes metabólicas, em especial os níveis de hipertensão arterial, níveis de açúcar no sangue, excesso de gordura em torno da cintura e níveis de colesterol;
  • Realizar a propedêutica clínica com eficiência, a compreensão dos exames complementares de diagnóstico e interpretação de seus resultados;
  • Entender as diversas fases do tratamento do paciente com doenças metabólicas e também quais são as sua complicações;
  • Desenvolver raciocínio crítico, ampliando novas possibilidades de intervenção através da Nutrologia como fator preventivo e de promoção da saúde.

Onde o médico pode buscar especialização na área de nutrologia?

Atualmente, diversas entidades ofertam o curso de Pós-Graduação em Nutrologia, nas mais diferentes modalidades. No entanto, o mais importante é que o profissional antes de escolher a instituição de ensino, que verifique alguns aspectos, tais como:

  • O curso e a instituição de ensino estão cadastrados no MEC e são reconhecidos por este;
  • A Instituição de ensino possui curso de Medicina em sua graduação, o qual lhe dá subsídios para ofertar uma Pós-Graduação médica com mais propriedade;
  • Os assuntos que serão desenvolvidos durante o curso são relevantes e fazem a diferença para adquirir o conhecimento necessário para desenvolver a profissão.

No entanto, o IEFAP oferta o curso de Pós-Graduação em Nutrologia médica, ministrado por uma das Instituições de Ensino Superior mais renomadas do Brasil, a UNINGÁ.  Ela possui no curso de graduação em Medicina, um de seus diferenciais competitivos pela qualidade do ensino.

Em conclusão, após a avaliação dos requisitos para obter a especialização médica em nutrologia, o médico precisa estar preparado para trabalhar com equipes multidisciplinares, as quais vão fazer parte do sucesso nos procedimentos de nutrologia.


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364

Tem dúvida? Fale conosco!