Os desafios da Medicina Humanizada na era da transformação digital


A transformação digital veio para contribuir com a evolução da medicina, mas isso pode ser um desafio para a Medicina Humanizada.

É importante que o paciente tenha, acima de tudo, um atendimento adequado, de acordo com as suas necessidades e expectativas. Para que essa experiência positiva seja possível, é necessário implementar a medicina humanizada nos atendimentos.

A medicina humanizada pode e deve caminhar junto a transformação digital. É possível automatizar processos, e ao mesmo tempo melhorar o nível de qualidade dos serviços oferecidos. Falaremos mais a respeito do assunto nos próximos tópicos, confira.

Como promover uma medicina humanizada

Para que seja possível estabelecer um relacionamento colaborativo e positivo com o paciente, é necessário antes de tudo fornecer a esse paciente um atendimento especializado e com qualidade.

Entre as premissas da medicina humanizada, está a disponibilização de um atendimento ágil e de qualidade. Além disso, prestar todo o suporte necessário ao paciente, facilitando o acesso deste aos recursos necessários ao seu tratamento.

E é aí onde a transformação digital pode contribuir com a evolução da medicina humanizada. Com o uso de meios tecnológicos na área da saúde, podemos proporcionar ao paciente mais agilidade no agendamento de consultas e exames, diagnósticos mais rápidos e precisos. Dessa forma, o acompanhamento desse paciente em tratamento pode ser feito com maior qualidade. Isso porque que as informações necessárias à equipe médica, estarão facilmente disponíveis, através do uso de mecanismos tecnológicos.

Enquanto a tecnologia trabalha para proporcionar mais efetividade nos processos que envolvem o atendimento médico / paciente, esse profissional pode focar sua atenção e esforços no que de fato é importante, a saúde e bem-estar do seu paciente.

Portanto, a tecnologia está sendo cada vez mais inserida nesse setor, não para causar distanciamento nas relações humanas, mas justamente para proporcionar um ambiente de maior interação nos atendimentos médicos.

Desafios enfrentados pela medicina humanizada

A medicina humanizada busca preservar o paciente acima de tudo. Com o avanço da tecnologia na medicina, tem se questionando muito se essa transformação digital poderia ir contra a medicina humanizada. Entretanto, a tecnologia quando bem manuseada, consegue contribuir com o trabalho dos profissionais da área médica, que de outras formas não seria possível.

O grande desafio da medicina humanizada, é garantir o fornecimento de forma satisfatória dos serviços de saúde necessários ao paciente, mantendo o padrão e qualidade de atendimento em toda a sua jornada.

A transformação digital faz uso de recursos, como aplicativos e softwares para processamento de dados e armazenamento de banco de dados de pacientes, por exemplo. Dessa forma, permite que a equipe médica tenha de forma acessível todo o histórico médico do paciente, colaborando na definição de diagnósticos e tratamentos.

Outra premissa importante da medicina humanizada, é zelar também pelos próprios profissionais da saúde. A relação precisa ser boa, não apenas para o paciente, mas para o médico também, e muitos profissionais enxergam essas mudanças tecnologias com receio e pouca abertura.

Por isso, é preciso antes oferecer um suporte adequado para que esses profissionais tenham a estrutura necessária para um bom atendimento aos pacientes, que deve sempre ser o principal objetivo da transformação digital aplicada a medicina.

Em conclusão, a transformação digital pode caminhar de mãos dadas junto a medicina humanizada, com o propósito de estabelecer um melhor atendimento aos pacientes, melhorando a experiência clínica, tanto do paciente, quanto da equipe médica.

Não perca a oportunidade de melhorar seu conhecimento! O IEFAP possui cursos de Pós-Graduação na área da saúde, em diversas especialidades. As aulas são presenciais e mensais, aos finais de semana. Veja também as opções de cursos presenciais com aulas ao vivo e online.

 

Se gostou desse artigo, acompanhe nosso site e fique por dentro de conteúdos desenvolvidos exclusivamente para médicos.


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364

Tem dúvida? Fale conosco!