O que um profissional de radiologia deve fazer para alavancar a sua carreira?


A radiologia é uma profissão da área da saúde que se dedica à obtenção de imagens médicas, com a finalidade de diagnosticar lesões ou doenças nos pacientes. Graças às grandes inovações tecnológicas que vem transformando a radiologia nestes últimos anos, esse campo de trabalho se traduz em uma das profissões mais procuradas dentro da área da saúde.

De que forma vem se projetando no futuro a profissão dos radiologistas? É realmente um ramo em crescimento? Neste texto veremos como esta área da saúde continua crescendo tanto em especializações como na qualidade dos serviços prestados nos hospitais e centros de saúde. 

Conhecendo a área da radiologia

A radiologia também engloba a aplicação de tratamentos que requerem radiação, implicando na orientação da equipe técnica necessária para obter as imagens e aplicar essas terapias. Ele também tem de aprender sobre determinadas terminologias médicas, sobre anatomia e principalmente utilizar os raios X. 

Dentro da radiologia, há diferentes especialidades em que o profissional pode trabalhar, como: 

  • radiologia cardiovascular;
  • radiologia torácica;
  • radiologia gastrointestinal;
  • radiologia genital e urinária;
  • radiologia de cabeça e pescoço;
  • radiologia músculo-esquelética;
  • radiologia pediátrica;
  • radio-oncologia;
  • neuroradiologia.

Na verdade, é sempre muito importante saber no que o estudante pretende se especializar. Isso deve ocorrer no momento da sua formação. Dados os requisitos para tornar-se um radiólogo de boa formação, o seu benefício financeiro é considerado relevante dentro do mercado de trabalho no seu campo de atuação técnica.

O sucesso na carreira de um radiologista irá depender da experiência do profissional e da sua formação. Além disso, deve-se considerar a diferença entre o hospital público e o privado ou clínica. E, segundo o Guia da Carreira, a profissão encontra-se igualmente em uma ampliação constante de vagas.

Nas atividades que um estudante de radiologia realiza para a sua carreira, ele deve obter um amplo conhecimento das ciências biológicas, físicas e da saúde. Além disso, ele estará capacitado para as práticas de aprendizado em centros de saúde, familiarizando-se com o ambiente de trabalho, conhecendo o trato com os pacientes etc. 

Um profissional de radiologia realiza muitas outras funções, ocupando-se de informar aos pacientes em todo momento sobre os processos que se lhe aplicam, ou guiando os cirurgiões por meio de imagens ao vivo.

Como ser um profissional de radiologia de sucesso

Um profissional de radiologia pode inaugurar a sua própria clínica especializada em radiologia ou trabalhar dentro de um grande hospital. Além da formação de tecnólogo, é recomendado que ele faça especializações a fim de se tornar um profissional mais completo. 

Para se tornar um profissional de radiologia, primeiramente ele deverá seguir os estudos de tecnólogo em radiologia. Ele deverá adquirir conhecimentos como:

  • Trabalhar com equipamentos de raios x.
  • Organizar e analisar imagens médicas.
  • Realizar o controle de qualidade.

A especialização em uma área específica da tecnologia radiológica dará ao profissional uma grande vantagem nas entrevistas de emprego e fornecerá uma boa imagem de um candidato atrativo para as empresas empregadoras. Uma especialização requer, no entanto, uma maior capacitação e também uma boa certificação, como nos campos que podem incluir:

  • Mamografia.
  • Tomografia computadorizada.
  • Imagens de ressonância magnética.
  • Ultrassom.
  • Imagens médicas.
  • Radiografia.

Além disso, para ter sucesso na carreira de radiologia é preciso desenvolver algumas habilidades específicas. Confira!

Ser detalhista: se seguir as indicações corretas e exatas na obtenção das imagens, principalmente relacionadas ao diagnóstico, os especialistas poderão tratar seus pacientes.

Mostre suas habilidades científicas: O aprofundamento dos seus conhecimentos em psicologia, anatomia e outras áreas científicas lhe trarão diferencial. Invista em cursos e aprimoramentos profissionais.

Marketing pessoal: ter objetivos, praticar o autoconhecimento, investindo em qualificações, sempre prestando atenção à sua postura e seu visual, além de ser um bom ouvinte, melhorando a sua comunicação.

Networking: com o cultivo de suas redes de contatos, desenvolvendo as atividades essenciais para a carreira, fortalecendo os laços.

Trabalho em equipe: tendo confiança e definindo objetivos claros, sabendo delegar responsabilidades e tarefas, para poder resolver conflitos de forma satisfatória.

Ser Interdisciplinar: a interdisciplinaridade amplia o valor do conhecimento de si e para os outros, nos muitos assuntos que podem ser mais interessantes na prática.

Proatividade: o profissional proativo é aquele que assume responsabilidades de suas ações, podendo antecipar possíveis problemas e observado obstáculos durante os processos, assim, ele planeja, orienta, previne problemas e define soluções.

Ser Líder: superando as deficiências de sua equipe no atendimento para enfrentar as constates mudanças no mercado, oferecendo o melhor para seus colaboradores e clientes.

Automotivação: os profissionais com boa autoestima serão os profissionais que confiarão tanto em si mesmos e quanto na função dos colegas ao redor, garantindo que o trabalho se torne um fator fundamental dentro do ambiente de trabalho.

Alcance as habilidades técnicas: saber trabalhar bem com os equipamentos médicos que estão à sua disposição, garantirá uma melhor performance e um ótimo retorno profissional.

Desenvolva suas habilidades interpessoais: para esta profissão, as relações pessoais acontecem dentro do setor de trabalho e também junto aos pacientes. Na verdade, como em qualquer setor da saúde, muitos trabalhadores se veem baixo os estados de estresse sob intensa fadiga. A capacitação profissional em relação às pessoas, deverá trabalhar com estas questões a fim de evitar estes problemas.

Crescendo profissionalmente: um técnico profissional da radiologia, dentro da sua área de atuação, poderá avançar clinicamente e profissionalmente, passando para outros campos relacionados ao seu universo que possam lhe garantir mais conhecimento e perspectivas. 

Tenha êxito como profissional de radiologia

Para conservar o grau de certificação, o profissional de radiologia terá de continuar sempre atento aos cursos de especialização. Isso o ajudará a aprimorar as suas habilidades técnicas, além de aprender sobre novas tecnologias e sempre estar atualizado no seu campo.

Com o tempo, o profissional também poderá estar apto a capacitar a outros técnicos que estão começando. Conseguirá educar e orientar bem a outros de forma profissional.

Preste atenção nestas orientações e informações sobre a profissão de radiologista. Desperte o seu interesse pelos cursos de especialização e capacitação. 

Tem interesse em exercer a função de profissional de radiologia? Este texto foi útil para sua decisão? Então faça agora mesmo a inscrição em um dos cursos de Especialização em Imagenologia da IEFAP!


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364