Nutrologia: Descubra tudo sobre essa especialidade e o seu sucesso entre os médicos


Uma das especialidades da medicina, a nutrologia atua na prevenção, diagnóstico, e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar dos pacientes.

Então o papel do nutrólogo envolve o diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais, além do mapeamento de falhas alimentares, hábitos de vida inadequados, e o fornecimento de informações aos pacientes.

Nos acompanhe na leitura e saiba mais sobre essa, que é uma especialidade com excelentes perspectivas de carreira no mercado atualmente.

 

Conheça mais sobre o importante papel da nutrologia

 

 

Por atuar diretamente no comportamento alimentar dos pacientes, o nutrólogo possui um importante papel no estabelecimento de hábitos de vida mais saudáveis aos seus pacientes.

O profissional especializado em nutrologia atua no mapeamento dos benefícios e malefícios decorrentes da ingestão de nutrientes. Por isso, o principal objetivo dessa especialidade médica, é reduzir o risco de doenças decorrentes da dieta alimentar.

A nutrologia atua constantemente em uma abordagem multidisciplinar, ou seja, em conjunto com outras especialidades. Além disso, o nutrólogo fornece ao paciente informações relevantes sobre o estabelecimento de hábitos de vida saudáveis, e é uma das especialidades mais inovadoras da medicina.

Além disso esses profissionais também estimulam o acompanhamento do estado nutricional dos pacientes por meio de avaliações nutrológicas periódicas.

 

As principais doenças monitoradas pela nutrologia

 

 

As doenças que estão no radar de monitoramento dos médicos nutrólogos são todas aquelas que possuem relação direta ou indireta com o estado nutricional do paciente, confira abaixo:

 

– Anemia Ferropriva

Condição caracterizada pela quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos saudáveis, devido a pouco ferro no organismo.

 

 

– Diabete Mellitus

Caracterizado por um grupo de doenças relacionada a altos níveis de glicose no sague.

 

– Obesidade

Condição em que o paciente consume mais calorias do que o seu organismo é capaz de consumir. Com isso desenvolve-se o distúrbio da obesidade, caracterizado pelo excesso de gordura corporal, e risco aumentado de problemas de saúde relacionados ao excesso de peso.

 

– Carência Vitamínica

Condição em que a falta de vitaminas no organismo resulta em diversos sintomas e fragilidade do sistema imunológico. Além disso, existem ainda diversas outras doenças que requerem a atuação de um médico nutrólogo.

 

Perspectivas de carreira e como se tornar um nutrólogo

 

 

Uma área que requer especialização por meio de pós-graduação para o exercício da especialidade médica.

Então devido a nutrologia estar diretamente relacionada com o estabelecimento de hábitos alimentares e de vida mais saudáveis, a procura por essa especialidade médica tem crescido nos últimos anos.

Isso porque as pessoas têm desenvolvido uma consciência de que é preciso investir em sua saúde, através de uma alimentação mais equilibrada. Com isso a demanda por profissionais de nutrologia no mercado tem sido alta, e as perspectivas profissionais para médicos nutrólogos são positivas e promissoras.

Em conclusão, o IEFAP (Instituto de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento) atua na formação de médicos em nutrologia, desenvolvendo suas competências e habilidades para o exercício da profissão.

E para se tornar um especialista é necessário também prestar a prova de título após cursar a Pós-Graduação.

 

Se você deseja mais informações sobre a especialização em nutrologia, entre em contato conosco. Será um prazer apoia-lo!

 

 


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








    Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 - Ed. São Bento Sala 1002

    Maringá - PR

    iefap.cursos@iefap.com.br

    (44) 3123-6000

    (44) 9 8813.1364

    Tem dúvida? Fale conosco!