Médico plantonista: como evitar a tensão na rotina do plantão


Os médicos são profissionais que inspiram admiração e respeito em praticamente todas as pessoas, porém há uma categoria que merece ser ainda mais valorizada: são os profissionais que atuam em plantão médico.

O médico plantonista além de encarar longas horas de plantão, lida com a pressão de atender pacientes com diagnósticos dos mais diversos.

Muitos desses profissionais acabam até mesmo desenvolvendo problemas de saúde, devido à alta carga de trabalho, e a pressão que os plantões exercem.

Nesse artigo traremos algumas informações importantes para evitar, ou mesmo amenizar a tensão durante a rotina de um plantão, confira conosco.

 

Como reduzir a tensão e estresse em um plantão médico

 

 

O plantão médico pode ser muito exaustivo para os profissionais que atuam nele.

As longas jornadas, que podem se estender por até mesmo 48 horas de trabalho, cobram um alto preço no corpo e mente dos médicos plantonistas.

Por isso, é importante que o médico plantonista esteja descansado, disposto e ativo, para que possa desempenhar bem suas funções e evitar inclusive a ocorrência de erros médicos induzidos pela exaustão.

Nesse tópico, traremos abaixo algumas dicas importantes que ajudarão a tornar a jornada dos médicos plantonistas menos desgastante e estressante.

 

Cuidar da alimentação

Parece obvio afirmar isso, mas muitos médicos plantonistas acabam negligenciando uma alimentação adequada pela falta de tempo e excesso de trabalho no plantão.

Mas para evitar a tensão e estresse exagerados é importante se alimentar bem, e nos intervalos adequados. Dar preferência sempre para alimentos leves e saudáveis, que não afetem a disposição e não causem sonolência.

 

Hidratação

Assim como a alimentação é importante, manter a hidratação também permitirá ao corpo uma sensação de cansaço reduzida.

Dar preferência para água, os sucos e chás também são boas opções. Evitar o uso excessivo de bebidas estimulantes como o café e energéticos. Essas bebidas podem criar dependência e com o tempo perdem o efeito, aumentando a sensação de cansaço e sonolência.

 

Cuidar do sono

Outro passo importante na rotina de um médico plantonista é tentar manter ao máximo um sono regular.

É preciso descansar o corpo, dormindo a quantidade de horas mínima (8 horas), para plantões muito exaustivos e longos, deve-se aumentar o tempo de sono.

O sono é o principal reparador do nosso corpo, e que permitirá reduzir significativamente o nível de estresse no organismo.

 

Conte com apoio

O médico plantonista não está só durante o plantão, pois existe toda uma equipe de profissionais que estão presentes na mesma escala.

A atuação juntamente com enfermeiros, técnicos e auxiliares é essencial para garantir a excelência no atendimento ao paciente e evitar a ocorrência de erros.

O trabalho em equipe em plantões médicos é essencial, principalmente em plantões noturnos que tendem a ter uma carga de tensão maior sobre os profissionais escalados.

 

A busca por novos conhecimentos pode ajudar em seu plantão médico

 

 

Muitos médicos plantonistas se sentem inseguros em encarar os plantões, e essa insegurança é natural. Esses profissionais geralmente atendem a todo tipo de ocorrência médica, e muitas delas podem ser desconhecidas para o próprio médico.

Por isso, um importante fator para garantir uma melhor atuação médica, é a aquisição de novos conhecimentos e especializações.

Médicos precisam estar em constante atualização, e os plantonistas podem investir em uma reciclagem através de uma pós-graduação por exemplo.

O Instituto de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento (IEFAP) conta com cursos de pós-graduação especialmente desenvolvidos para profissionais médicos.

As aulas do IEFAP são dinâmicas, e podem ser facilmente encaixadas na agenda cheia de um médico plantonista, pois são realizadas aos finais de semana.

Além disso, podem ser realizadas de forma presencial ou até mesmo tele presencial, proporcionando maior flexibilidade na hora de estudar.

 

Se você deseja saber mais informações, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento disponíveis em nosso site, será um prazer apoiá-lo!


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








    Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 - Ed. São Bento Sala 1002

    Maringá - PR

    iefap.cursos@iefap.com.br

    (44) 3346-3500 / 3346-3800

    (44) 9 8813.1364

    Tem dúvida? Fale conosco!