Marketing digital na medicina: como utilizá-lo a seu favor


Em um cenário em que a internet ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas, negligenciar a divulgação do consultório no ambiente digital pode significar perder uma fatia significativa do mercado. Mas afinal, como usar o marketing digital na medicina?

No entanto, é bastante comum que médicos e profissionais da saúde em geral encontrem dificuldades quando o assunto é marketing digital na medicina. Afinal, como dar os primeiros passos nesse universo? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe a leitura!

4 dicas de marketing digital na medicina que você precisa conhecer

1. Invista em um site oficial

De acordo com a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, 94% das pessoas buscam informações sobre saúde na internet. Por isso, um dos primeiros passos que você precisa dar se quiser investir em marketing digital na medicina é criar o seu site oficial.

Ele é uma espécie de cartão de visita do seu consultório. Sempre que um potencial paciente buscar informações sobre você no ambiente digital, deve encontrar uma página atualizada, com design atraente, fácil navegação e informações de contato bem visíveis.

Além disso, o site é o espaço perfeito para a hospedagem de um blog, que você pode utilizar para produzir conteúdo relacionado à sua especialidade.

E por que isso é importante? Além de servir como material para alimentar suas redes sociais, — nós já vamos falar sobre a importância delas para a sua estratégia de marketing digital na medicina — esse conteúdo ajuda a melhorar o posicionamento da sua página em sites de busca como o Google.

Isso quer dizer que, quando um potencial paciente fizer uma busca por um assunto relacionado à sua especialidade é o seu site que ele irá encontrar. Imagine o seguinte cenário: seu potencial cliente está buscando informações sobre “fertilização in vitro”.

Se você for especialista em reprodução humana e tiver artigos sobre o assunto, a chance de que esse potencial cliente acesse o seu site é muito maior. E não apenas isso, por fornecer informações úteis sobre a dúvida dele, a chance de que você ele reconheça sua clínica com autoridade e marque uma consulta é muito maior.

2. Marque presença nas redes sociais

Você sabia que, de acordo com o próprio Facebook, 102 milhões de brasileiros compartilham seus momentos na redes social mensalmente?

Além de utilizar as redes sociais para se conectarem com amigos e parentes, os usuários também usam essas plataformas para tomarem decisões de compra e consumo.

Médicos que desejam atrair novos pacientes e estreitar relacionamento com sua clientela precisam estar presente nelas. Principalmente naquelas que mais impactam seu público-alvo, geralmente Facebook e Instagram.

Use-as para divulgar o conteúdo produzido em seu blog oficial e também para promover a interatividade. Assim você vai conhecer melhor seus seguidores e, por consequência, aqueles que se interessam pelo seu consultório.

São boas ideias apostar em lives no Facebook ou na função Stories do Instagram para falar sobre temas de utilidade pública que você domina. Outra ideia bacana é criar enquetes para compreender quais assuntos despertam maior interesse e fazer postagens esclarecendo dúvidas frequentes dos seguidores.

3. Coloque seu consultório em sites de busca médica

Outra excelente estratégia de marketing digital para médicos é incluir as informações do seu consultório em sites ou aplicativos especializados em reunir informações de profissionais de saúde, como o Doctoralia e o Boa Consulta.

Essas páginas ajudam você a chegar até o seu público-alvo. Elas também abrem espaço para que pacientes deixem elogios e recomendações. Dessa maneira, você divulga seu trabalho e reitera toda a credibilidade conquistada no ambiente digital.

4. Aposte no relacionamento constante

Seja via site oficial, blog, redes sociais ou sites de busca, é fundamental ter em mente que quando o assunto é marketing digital na medicina, relacionamento deve ser sua prioridade.

Em palavras simples, não abra mão de interagir com aqueles que, de alguma maneira, demonstraram interesse pelo trabalho que você desenvolve. Isso engloba tanto os potenciais pacientes quanto os clientes de longa data.

Procure reservar um espaço na sua agenda  — ou peça auxílio a um colaborador da sua equipe — para responder todas as dúvidas, comentários, elogios e sugestões que surgirem nos seus canais oficiais.

O mesmo vale para eventuais críticas. Elas devem ser encaradas com elegância e serenidade e respondidas com a brevidade e objetividade que o assunto merece. Também deve-se buscar levar o contato para uma esfera mais privada, como o e-mail ou o inbox.

Profissionais que nunca respondem às dúvidas ou jamais interagem nos comentários passam uma impressão de impessoalidade e que você não dá importância para a sua comunidade. Em longo prazo essa atitude acaba mais afastando do que atraindo seguidores.

Gostou de entender como você pode iniciar sua estratégia de marketing digital na medicina e porque é importante não deixar esse assunto em segundo plano?

Se você quiser saber mais sobre o tema, leia agora mesmo a matéria 5 dicas incríveis sobre marketing pessoal para médicos! Aproveite também para conhecer os cursos de Pós-Graduação para médicos ofertados pelo IEFAP. Acesse www.iefapcursos.com.br.


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364