Geriatria: Quedas e Fraturas em Idosos


Uma das principais ocorrências atendidas por profissionais da geriatria em serviços de emergência, está relacionada a quedas e fraturas em idosos. A alta incidência de quedas de idosos tem explicação, com o processo natural de envelhecimento o equilíbrio e força muscular são comprometidos.

Além disso, os reflexos também são alterados, e isso pode contribuir para que os idosos estejam mais suscetíveis a acidentes. E é justamente sobre as quedas e fraturas atendidas por profissionais geriatras que vamos falar nesse artigo, confira a seguir.

 

O papel da geriatria na prevenção de quedas

 

Como falamos no início, os idosos estão mais suscetíveis a queda, devido a aspectos naturais do envelhecimento que comprometem seu equilíbrio e força. Com o passar dos anos a marcha é comprometida, as habilidades cognitivas são afetadas, há redução na mobilidade além de dificuldades de enxergar.

Com isso o idoso acaba sendo cada vez mais suscetível a quedas, e as quedas tendem a aumentar em ocorrência e gravidade conforme os anos passam. Pessoas acima de 65 anos estão mais suscetíveis a quedas que pessoas mais jovens, para pessoas com mais de 80 anos a ocorrência de quedas é ainda mais frequente, e as taxas de mortalidade nessa faixa etária também são mais altas.

Vários fatores contribuem para a incidência de quedas de idosos, como por exemplo ambientes mal iluminados, piso escorregadio, escadas, degraus e objetos. Pesquisas mostram que após uma queda, a probabilidade do idoso sofrer um novo acidente é de 70%. Por isso, atuar na prevenção desse tipo de ocorrência é a melhor opção para garantir maior segurança e bem-estar a pacientes idosos.

 

Orientações da geriatria para a prevenção de quedas e fraturas

 

Uma das principais causas de morte em indivíduos acima de 65 anos, as fraturas resultantes de quedas representam um sério risco a saúde do idoso. Para evitar quedas e fraturas é importante estabelecer algumas iniciativas, que vão minimizar esses riscos e proporcionar maior segurança.

Conheça abaixo as principais orientações para a prevenção de acidentes que possam resultar em quedas e fraturas:

 

– Atividade física

A prática de atividade física proporciona melhor manutenção da força muscular, e essa força é importante para que o idoso possa se movimentar em locais que forneçam risco de queda.

Como é o caso de banheiros, cozinha e locais públicos.

 

– Uso de roupas e sapatos adequados

É importante que idosos façam uso de roupas e sapatos que sejam confortáveis e que também forneçam segurança. Por isso não é recomendável o uso de roupas e sapatos excessivamente folgados.

Para os sapatos a recomendação é evitar modelos abertos na parte trás dos pés, além de ser indicado o uso de modelos desenvolvidos para proporcionar maior conforto e estabilidade aos pés.

 

– Ambiente seguro

É importante manter o ambiente seguro para que o idoso possa se movimentar sem riscos. Por isso, a recomendação é a retirada de tapetes, pois esses apresentam um alto risco de escorregamento e queda.

Além disso os moveis dessem ser posicionados de forma que não interfiram no transito no ambiente. Optar por tapetes e pisos antiderrapantes é mais uma medida de segurança que pode minimizar a ocorrência de quedas e fraturas.

 

Para garantir a segurança dos idosos contra quedas e fraturas é preciso ter atenção e cuidados redobrados. Proporcionar uma maior qualidade de vida para a população idosa é um dos principais desafios para médicos.

Ter em seu currículo esse conhecimento fará com que você esteja preparado para atender essas situações. Por isso, a Pós-Graduação em Geriatria é a forma ideal de transformar o atendimento do profissional médico.

A Pós-Graduação em Geriatria do IEFAP , ofertada em convênio com a UNINGÁ, capacita o médico a interpretar e entender a complexidade do envelhecimento humano, e a oferecer uma assistência altamente qualificada.

O médico receberá todas as informações e conhecimentos necessários para o atendimento dos casos relacionados a geriatria, e com o passar do tempo adquirir experiência para futuramente torna-se um especialista na área, após aprovação na prova de títulos.

Se você quer saber mais sobre a Pós-Graduação, faça contato com o IEFAP pelo whatsapp (44) 98813-1364 e terá todas as informações.

 

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, nos vemos em breve!


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








    Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 - Ed. São Bento Sala 1002

    Maringá - PR

    iefap.cursos@iefap.com.br

    (44) 3123-6000

    (44) 9 8813.1364

    Tem dúvida? Fale conosco!