A anemia é uma das principais complicações da Doença Renal Crônica e está diretamente relacionada as taxas de morbilidade e mortalidade.
A redução da taxa de ferro no organismo gera sintomas como fadiga, falta de ânimo para realização de atividades físicas, diminuição de libido e função cognitiva.
Além disso, ocorre o aumento da sobrecarga cardíaca e a contribuição na gênese de hipertrofia ventricular e de miocardiopatia, condições que acrescentam o risco de óbito.
A Doença Renal Crônica é uma vista como uma situação inflamatória que interfere na síntese e ação da eritropoetina, assim como na absorção intestinal do ferro e na sua mobilização dos estoques.
Atualmente, a DRC é considerada um problema mundial de saúde sendo que, em 2015, estimou-se que a doença já atingiu 10% da população e que a metade dos pacientes com idade acima ou igual a de 75 anos sofrem com algum grau da doença.
Os principais sintomas da doença renal crônica são:
Quando há a perda ou diminuição das funções renais, a anemia é uma das manifestações clínicas do paciente, determinada por diversos fatores como a deficiência relativa de eritropoetina, glicoproteína sintetizada pelo rim, mais especificamente produzida por fibroblastos próximos as células tubulares renais (90%), e pelo fígado (%10).
Portanto, nota-se que a principal causa de anemia na DRC é a produção inadequada de eritropoetina endógena pelas células intersticiais próximas à base dos túbulos proximais dos rins.
Na DRC, a produção inadequada de eritropoetina resulta numa anemia do tipo normocítica e normocrômica. Contudo, é importante observar que a anemia da DRC também pode ser causada, ou agravada, por outros fatores:
Além de frisar a importância de manter hábitos saudáveis, incentivar a prática de atividades físicas e também evitar o consumo de alimentos processados e ultra-processados, existem 3 ações principais que podem solucionar e/ou prevenir o agravamento dessa condição:
Com esses passos, o tratamento da DRC e também a anemia, complicação acompanhada da inflamação, será mais eficaz e com maiores chances de prevenção.
Para saber mais sobre o tema, acesse as pesquisas realizadas na área pelos links abaixo.
http://www.jbn.org.br/export-pdf/1191/v26n3s1a10.pdf
http://www.jbn.org.br/export-pdf/243/28-02-05.pdf
http://www.jbn.org.br/export-pdf/313/26-04-04.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v56n2/a28v56n2
No curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Nefrologia, você saberá ainda mais sobre as Doenças Renais Crônicas com especialistas e mestres da área.
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620
Maringá - PR
iefap.cursos@iefap.com.br
(44) 3123-6000
(44) 9 8813.1364