Doenças nutroneurometabólicas: Panorama das doenças mais recorrentes na população brasileira


Na última década, a incidência das doenças classificadas como nutroneurometabólicas, cresceu de forma considerável no Brasil.

Vários fatores têm contribuído para esse aumento, desde hábitos de vida e dieta alimentar inadequados, até o estresse e sobrecarga de trabalho.

O médico nutrólogo, é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico e tratamento das doenças nutroneurometabólicas, conhecidas também como doenças nutricionais.

Ao longo desse texto, falaremos mais sobre essas doenças, que são algumas das doenças mais recorrentes nos brasileiros, nos acompanhe na leitura.

 

Doenças nutroneurometabólicas de maior incidência

 

A Nutrologia atua no diagnóstico e tratamento das doenças nutroneurometabólicas, mas atua também com foco na prevenção e profilaxia dessas condições.

O foco do médico nutrólogo é sempre o de promover a saúde do paciente, e atuar na prevenção de doenças nutricionais.

Por isso, é importante buscar conhecimentos atualizados sobre essas doenças, para poder estabelecer a melhor linha de atuação junto aos pacientes.

Listamos a seguir, algumas das doenças mais recorrentes nos brasileiros, classificadas como nutroneurometabólicas. Veja abaixo:

 

– Diabetes Mellitus

A doença nutroneurometabólica de maior atenção é o diabetes mellitus.

O diabetes mellitus é um distúrbio metabólico que causa altos níveis de glicose no sangue do paciente, sua incidência se dá pela baixa produção de insulina no organismo, ou ainda pela incapacidade das células de reconhecerem a insulina presente.

É uma doença que pode levar a uma série de complicações como lesões nos olhos, lesões nos vasos sanguíneos, problemas renais, entre outros.

A conduta médica consiste em estabelecer melhores hábitos alimentares, prática de atividade física e se necessário uso de insulina sintética.

 

– Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é uma doença caracterizada pela pressão elevada do sangue, contra a parede das artérias.

Considera-se um quadro de hipertensão arterial quando a pressão registrada, se encontra acima de 14/9.

É uma doença que costuma ser assintomática, exceto em casos graves, porém ao longo do tempo pode levar ao surgimento de outras doenças.

Doenças cardiovasculares, são problemas muitas vezes decorrentes da hipertensão arterial, por isso, a importância de realizar o acompanhamento e aferição da pressão com regularidade.

Em geral, o médico nutrólogo atua no estabelecimento de uma dieta saudável, com consumo de sal reduzido, prática de exercícios físicos e o uso de medicações especificas para o controle da pressão arterial.

 

– Obesidade

A obesidade é a doença nutroneurometabólica de maior incidência no Brasil.

É caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que pode levar ao surgimento de outras doenças. A maioria dos pacientes com obesidade a longo prazo irá desenvolver também hipertensão arterial e diabetes mellitus.

A obesidade é causada pela ingestão de calorias em excesso, além do que o corpo possui a capacidade de gastar.

A conduta médica em casos de obesidade é inicialmente a adequação da dieta alimentar do paciente. Além de estabelecer a prática de exercícios físicos, e atuar juntamente com uma equipe multidisciplinar como psicólogo, fisioterapeuta, endocrinologista, gastroenterologista, entre outros.

 

Atualizações constantes a respeito das doenças nutroneurometabólicas

 

Por se tratar de doenças muito comuns, com o índice de crescimento elevado, vários estudos e pesquisas tem sido desenvolvidos, a respeito das mesmas.

Para que o médico nutrólogo possa atuar de forma efetiva, é importante acompanhar esses estudos, bem como os parâmetros de atuação estabelecidos pelos órgãos competentes.

Assim como se inteirar a respeito de novas condutas médicas que possam proporcionar tratamentos mais eficazes e melhor qualidade de vida aos pacientes.

A Nutrologia vem ganhando importância entre as especialidades médicas, oferecendo grandes oportunidades aos médicos.

Cursar uma Pós-Graduação em Nutrologia, dá o conhecimento necessário para o médico realizar atendimentos na área. O IEFAP, em convênio com a UNINGÁ, oferta o curso de Pós-Graduação em Nutrologia, sendo um dos mais conceituados do mercado.

Para mais conteúdos relacionados ao tema, acesse nosso blog.


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








    Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

    Maringá - PR

    iefap.cursos@iefap.com.br

    (44) 3123-6000

    (44) 9 8813.1364

    Tem dúvida? Fale conosco!