Conheça a experiência do usuário na medicina e como ela auxilia na rotina do consultório médico


A experiência do usuário (UX) na medicina é um conceito que vai além da relação médico-paciente.

O conceito de UX, em inglês User Experience, na medicina se refere à capacidade do consultório e do médico de oferecer o melhor tratamento, utilizando os melhores recursos, respeitando a individualidade de cada paciente.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre como aproveitar esse conceito na rotina do consultório médico. Acompanhe a leitura!

 

Experiência do usuário na medicina, entenda como surgiu o conceito UX

 

Apesar de ainda ser pouco conhecido, o termo não é tão novo assim. UX já existe desde 1990 e surgiu na área da tecnologia para oferecer uma melhor experiência de usabilidade de produtos.

A partir dessa preocupação com a experiência das pessoas, ao utilizarem produtos de forma mais agradável possível, surgiu o conceito tal como é conhecido hoje.

E dessa forma, foi possível desenvolver uma percepção positiva ou negativa a respeito do produto, ou serviço utilizado, observando as respostas emocionais dos usuários.

E esse conceito expandiu para diferentes áreas, uma vez que ele visa garantir a satisfação das pessoas ao interagir com um serviço, empresa, plataformas ou marcas.

No âmbito da medicina, uma das principais reclamações dos pacientes debruça-se na experiência que eles têm nos consultórios e clínicas médicas.

Isso porque essas pessoas já se encontram em um estado de maior fragilidade emocional, já que elas procuram ajuda médica para resolver seus problemas de saúde.

Muitas vezes, esses pacientes se deparam com uma estrutura altamente burocratizada, o que gera uma experiência bastante negativa.

Para contornar isso, profissionais da saúde e instituições estão apostando cada vez mais na Experiência do Usuário na medicina.

 

Como aplicar o conceito UX na prática, para uma melhor experiência do usuário na medicina

 

É possível aplicar os conceitos de UX em todos os setores e segmentos existentes, inclusive na medicina.

No contexto da área da saúde o conceito UX pode transformar a forma como a equipe do consultório e o próprio medico prestam o serviço de saúde ao paciente.

Uma das principais formas de oferecer uma experiência melhor aos pacientes é reduzir ao máximo a burocracia no processo de atendimento e gerar maior conexão médico-paciente.

O que vai de encontro ao desejo de grande parte dos clientes desse tipo de serviço, que é obter um atendimento mais humanizado.

No conceito UX o objetivo é fornecer um melhor atendimento / tratamento, tendo em vista as necessidades do paciente, e não apenas os processos padrões do consultório.

Com isso os profissionais que utilizam do conceito UX devem buscar utilizar os melhores conhecimentos, recursos tecnológicos e médicos disponíveis.

Isso proporciona maior agilidade de atendimento, diagnósticos mais precisos, o que gerando maior satisfação dos pacientes.

Uma outra alternativa para oferecer uma experiência positiva aos pacientes é contar com a automatização dos processos iniciais do atendimento, como substituir o preenchimento de cadastros manuais por formulários eletrônicos e objetivos, por exemplo.

Consultas e exames também podem ser agendados por meios eletrônicos, com o uso de apps ou diretamente pelo site do consultório.

Além disso, é interessante disponibilizar ao paciente, também por meio web, um breve resumo de seu histórico médico junto ao consultório.

Todas essas facilidades proporcionarão ao paciente uma experiência dinâmica e funcional de maior interação.

Gerando proximidade e um modelo mais intuitivo, com respostas mais positivas por parte dos pacientes em relação aos serviços prestados.

Outro ponto que eleva, e muito, o nível de experiência do usuário é o conhecimento que o médico dispõe para realizar os atendimentos.

 

O médico especialista na experiência do usuário na medicina

Médicos especialistas oferecem um atendimento muito mais amplo e assertivo aos seus pacientes. Por isso, realizar uma Pós-Graduação é essencial para garantir que o paciente se sinta amparado em um momento importante da sua vida.

E é por isso que o IEFAP é referência em educação na área da saúde, ajudando médicos e profissionais da saúde a aumentar a sua performance e melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes.

O IEFAP oferece uma diversidade de cursos de Pós-Graduação em Medicina que, através de uma educação diferenciada, faz com que o médico possa elevar o seu nível de conhecimento, transformando a sua carreira e se tornando um profissional de maior destaque no mercado.

Clique aqui e conheça os nossos cursos de Pós-Graduação que têm mudando a carreira de milhares de profissionais.

Além disso, também é muito importante estar sempre atualizado nas novidades da medicina, acompanhe nossos conteúdos exclusivos em nosso blog e ficando por dentro de tudo!

E para tirar dúvidas, fale conosco pelo WhatsApp!


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364

Tem dúvida? Fale conosco!