Clínicas e consultórios médicos: como fazer uma gestão de processos eficaz?


Uma gestão de processos eficaz em consultórios e clínicas médicas é fundamental para o controle e organização das atividades do ambiente, bem como, para os resultados financeiros do negócio. Além disso, motiva a equipe, a torna mais produtiva e eficiente.

A boa gestão de processos também possibilita a agilidade em procedimentos, melhora a qualidade da consulta e otimiza o tempo dos serviços prestados. Quer saber mais sobre como fazer a gestão de processos de maneira eficaz para conquistar o sucesso de seu consultório ou clínica? Então, siga a leitura conosco!

Vantagens da implantação da gestão de processos

Algumas estratégias são capazes de tornar a gestão de processos de sua clínica ou consultório muito eficiente. Confira algumas vantagens da gestão de processos:

  • aumento da produtividade;
  • redução dos custos do consultório;
  • menor índice de erros;
  • melhor experiência para pacientes;
  • Diminuir tempo de espera no consultório;
  • Padronizar as atividades administrativas;
  • Aumentar os níveis de satisfação dos pacientes durante a consulta..

Agora que você já conheceu algumas das principais vantagens de investir em uma gestão de processos eficiente, siga nossas dicas a seguir para aplicá-las de forma eficaz em seu consultório ou clínica.

Mapeie os processos da clínica e do consultório

O mapeamento dos processos da clínica ou consultório médico (descrição minuciosa de todas as atividades realizadas no local) permite ao profissional compreender, examinar e melhorar o funcionamento de cada atividade dentro de sua empresa. Dessa maneira, é possível eliminar tarefas desnecessárias, atrasos, reduzir custos, automatizar a rotina de trabalho e definir a função de cada colaborador da clínica.

Para isso, é necessário estabelecer objetivos de cada atividade de forma clara, garantindo a continuidade da melhora. Assim, identificar as oportunidades que podem fazer o consultório destacar-se diante da concorrência será mais fácil, atraindo e fidelizando pacientes para sua empresa.

Otimização de processos

A gestão de processos inclui a criação de processos precisos que sejam de fácil implementação. Por isso, é importante eliminar a burocracia de algumas atividades clínicas para torná-las mais simples.

Isso não significa realizar os processos sem zelo ou capricho, mas, simplificá-los para diminuir os equívocos que podem acontecer, consequentemente, desacreditando a imagem do consultório.

Vejamos como exemplo a alta demanda de pacientes nas clínicas. Com a necessidade de equilibrar o atendimento para mantê-lo com a mesma qualidade, uma gestão descomplicada permite que os colaboradores saibam suas funções de forma clara, estando preparados para solucionar possíveis imprevistos.

Planeje a contratação da equipe

O responsável pela gestão da clínica deve estar atento à padronização, cumprimento dos processos burocráticos e ao atendimento ao paciente. Por esse motivo, contar com colaboradores qualificados e motivados é um dos requisitos para o sucesso de sua empresa.

Escolher profissionais com especializações e experiência em suas áreas de atuação não é suficiente. É preciso compartilhar dos mesmos valores e interesses da empresa. Por isso, criar dinâmicas de recrutamento e conversar pessoalmente com seus candidatos pode ajudá-lo a tomar as melhores decisões.

Treine sua equipe

A gestão de processos eficaz envolve uma clínica ou consultório que proporcione boas experiências ao paciente, contribuindo para que ele volte a utilizar seus serviços e o recomende para sua rede de contatos.

Uma forma de garantir que isso aconteça é treinando os colaboradores para capacitá-los. Além disso, treinamentos devem ser realizados de maneira periódica, a fim de atualizar os conhecimentos sobre as operações do dia a dia, novos procedimentos e utilização de novos materiais e aparelhos.

Essa ação permite que a equipe tenha maior agilidade nas etapas, melhore suas tarefas e diminua os índices de erros. A empatia, humanização e bons resultados também são fatores que devem ser abordados. Afinal, é essencial contar com suporte e motivação e o papel de gestor para que isso seja proporcionado é do médico. Contrate pessoas que gostem de pessoas, pois assim o atendimento será humanizado desde a entrada até a saída do paciente na clínica ou consultório.

Outras soluções também devem ser utilizadas para manter a equipe animada como prêmios por eficiência, abonos salariais, reconhecimento por excelência

Invista em tecnologia

A tecnologia vem superando a expectativa de todos os profissionais. Investir em softwares que possam contribuir para uma excelente gestão de processos em seu consultório ou clínica médica é uma medida que vale a pena adotar.

Essas ferramentas podem agilizar a rotina dos colaboradores, otimizando sua produtividade e diminuindo erros, fatores que contribuem para a conquista de mais pacientes pelo atendimento rápido, eficaz e de qualidade.

Você pôde conferir como fazer a gestão de processos do seu consultório ou clínica médica com as dicas acima. Lembre-se que esse setor é responsável para garantir o sucesso e desenvolvimento de seu negócio, portanto, não deixe de dedicar sua atenção a ele.

Você é responsável por verificar isso diariamente e corrigir eventuais distorções ou implementar melhorias. Uma boa prática é perguntar para seus pacientes qual o nível de satisfação no atendimento. Você terá muitas respostas que irão ajudá-lo!

Gostou do conteúdo de hoje sobre como conquistar uma gestão de processos de sucesso em sua clínica ou consultório? Que tal aprender ainda mais em um dos nossos cursos de Pós-Graduação em Medicina?


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364

Tem dúvida? Fale conosco!