Cardiologia do Esporte e Exercício: importância e aplicações


A busca por uma vida mais saudável tem sido parte da rotina de milhares de brasileiros, assim, tornando presente nessa mudança de hábitos a prática de exercícios. Contudo, são poucos os pacientes que realizam check-ups antes de iniciar as atividades físicas. Essa situação gera grande preocupação na classe médica, principalmente, aos profissionais da cardiologia do esporte.

O apoio desse médico especialista auxilia não só indivíduos que procuram uma forma mais saudável de viver, mas também atletas de alta performance. A especialidade médica colabora ainda na reabilitação de pacientes diagnosticados com cardiopatias que precisam aderir à prática de atividade para otimizar a sua recuperação.

Ainda que o Brasil apresente alto índice de sedentarismo entre a população que não se exercita com regularidade, essa mudança de hábito deve ser planejada por um profissional médico da área de cardiologia.

No artigo a seguir, você vai conhecer a importância da cardiologia do esporte e exercício na vida dos pacientes. Confira!

A importância da cardiologia do esporte

A prática de exercícios traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, assim, prevenindo doenças, promovendo o bem-estar e aumentando a disposição. Para que os pacientes possam aproveitar uma vida saudável, algumas atividades devem ser realizadas com cautela.

A cardiologia do esporte é a área de atuação que, muitas vezes, trabalha em conjunto com organizações envolvidas com exercício e esporte, com foco em atletas, esportistas e também em pacientes que buscam reabilitação ou melhoria de sua condição física.

Sendo essa subespecialidade a que compreende a influência do exercício físico na saúde, assim como a falta dele, principalmente, na parte cardiológica. Dessa forma, a cardiologia do esporte mostra sua importância pela necessidade de avaliação antes das práticas, sejam os pacientes esportistas ou não, com o objetivo de diminuir riscos do agravamento de patologias ou desenvolvimento de outras, além da melhora em quadros de desempenho e reabilitação.

Aplicação da cardiologia do esporte

A cardiologia do esporte é responsável por avaliar indivíduos que buscam iniciar atividades físicas, melhorar performances no treinamento e avaliar queixas ou sintomas durante a realização desses exercícios.

Iniciar a prática de atividades físicas acarreta adaptações no sistema cardiológico que, geralmente, podem ser, de forma equivocada, relacionadas a algumas doenças cardiovasculares. Entre essas alterações estão:

  • arritmias;
  • menor frequência cardíaca;
  • palpitações;
  • aumento do tamanho do coração, entre outras.

Realizar exercícios é uma maneira comprovada de melhorar a saúde, qualidade de vida e evitar inúmeras doenças que podem ser fatais. Muitas dos óbitos de pacientes que praticavam atividade física resultam de doenças pré-existentes que poderiam ser evitadas por meio de uma avaliação prévia com um cardiologista do esporte.

Entre essas avaliações, a verificação do funcionamento do coração durante o esforço físico possibilita avaliar possíveis alterações e também orientar a melhor frequência cardíaca de treinamento, melhorando o desempenho do coração e também físico.

Atribuições da cardiologia do esporte

Além de avaliar o comportamento do coração durante a prática de esportes e exercícios para encontrar a faixa ideal de treinamento, faz parte das atribuições do especialista em cardiologia do esporte:

  • avaliar e corrigir possíveis sintomas durante o exercício;
  • emitir atestados para prática de esporte com possíveis limitações decorrentes de doenças prévias;
  • orientar ações para melhorar a performance do coração durante a prática de exercício;
  • realizar check-up cardiológico;
  • orientar o treinamento para controlar fatores de risco como diabetes, colesterol alto, hipertensão, e outros.

É preciso ressaltar que, tais atribuições podem ser realizadas em qualquer tipo de paciente, seja ele atleta profissional, amador ou então não atleta, visto que, embora a finalidade seja distinta durante a prática, o demasiado esforço físico pode acarretar problemas cardiológicos que serão avaliados e prevenidos pelo médico especialista.

Conhecimentos exigidos na cardiologia do esporte

Um médico que se dedica ao estudo dessa área deve conciliar amplo conhecimento no campo cardiológico e também da medicina esportiva. Entre estes conhecimentos, podemos citar:

  • triagem esportiva para participação competitiva;
  • identificação de riscos de doenças genéticas potencialmente fatais;
  • alteração e adaptação de eletrocardiograma e eletrofisiologia do atleta;
  • domínio de exames de imagem cardiovascular e achados em atletas;
  • conhecimento do risco de doença coronariana e cuidados em atletas;
  • conhecimento em performance esportiva;
  • prescrição individualizada para métodos específicos;
  • diferenciação de cardiopatia para “coração de atleta”;
  • reabilitação cardiopulmonar e metabólica;
  • suplementação esportiva individualizada.

Dessa maneira, o médico é capaz de interagir como parte da equipe ou grupo interdisciplinar responsável por um atleta. Além disso, fornece segurança ajudando na prevenção de potenciais riscos, identificando a melhor forma de retornar às atividades esportivas, em casos de problemas cardiovasculares. Assim, reabilitando pacientes e atuando na sua melhora com a utilização de ferramentas especializadas na prescrição individual e monitoramento do desenvolvimento cardiovascular e metabólico.

Pós-Graduação em cardiologia

Você pôde conhecer a importância da cardiologia do esporte na vida de esportistas e pessoas que buscam uma vida mais saudável. Essa subespecialidade da cardiologia é uma das tendências da área médica, com grande destaque no futuro.

Gostou de saber mais informações sobre a cardiologia do esporte e exercícios? Conheça um pouco mais sobre a Pós-Graduação em cardiologia e não se esqueça de compartilhar e comentar agora mesmo o artigo de hoje! Conheça também os nossos outros cursos de Pós-Graduação em medicina!


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364

Tem dúvida? Fale conosco!