Técnicas para aumentar o fluxo de pacientes no consultório


Para qualquer profissional que está começando a atender, é normal que não haja um público vasto. Afinal, poucas pessoas conhecem seu trabalho, não é mesmo? Mas não se engane: muitos profissionais com um bom tempo de carreira também sofrem com a variação de pacientes no decorrer do tempo. Além de tudo, ainda há o problema com constantes faltas e janelas entre um atendimento e outroPor isso, é essencial investir em técnicas para aumentar o fluxo de pacientes no consultório.

Com um número maior e constante de pacientes, você conseguirá equilibrar os atendimentos e ter dias mais produtivos. Neste post, vamos conhecer 4 técnicas para aumentar o número de pacientes no consultório. Confira:

Como aumentar o fluxo de pacientes no consultório?

Bom atendimento, otimização no agendamento e uso de ferramentas on-line são algumas das estratégias que você pode utilizar para conquistar mais pacientes. Veja como:

1. Cadastro

O cadastro é uma forma inteligente de conhecer seu público e desenvolver estratégias para aumentar o fluxo de pacientes. Com essas informações, você pode enviar mensagens para lembrar as futuras consultas, avisar sobre novos horários de atendimento ou sobre sua agenda no feriado e muito mais.
Além disso, em datas sazonais, como Natal e aniversários, é sempre interessante enviar uma mensagem desejando felicidades para ajudar e criar uma relação entre profissional e paciente.

Mas como fazer esse cadastro? Muitos consultórios ainda o fazem manualmente, usando agendas e cadernos. No entanto, o ideal é que esse sistema seja digital. Para isso, utilize um software de gestão voltado para clínicas médicas. Além do cadastro, ele organiza a agenda da clínica, armazena o histórico de cada paciente e otimiza as tarefas administrativas.

2. Marcação otimizada

São poucas as pessoas que têm tempo ou paciência para usar o telefone ou ir diretamente à clínica para marcar uma consulta. Hoje, as ferramentas digitais são extremamente eficazes para diminuir faltas e evitar que um atendimento seja marcado em cima do outro. Dessa forma, é preciso ter uma fusão entre a agenda digital e as ferramentas para marcar consultas, que podem ser o site, telefone, um aplicativo (da própria clínica ou de um convênio) e, é claro, o WhatsApp.

Depois que a consulta for marcada, o ideal é que o paciente receba um e-mail ou SMS confirmando a consulta. Outro aviso deve ser enviado 24 horas antes do atendimento para evitar faltas ou atrasos; na mensagem, peça que o paciente avise caso não possa comparecer. Esse disparo de mensagens, tanto de SMS quanto de e-mails, pode ser feito por uma ferramenta digital.

2. WhatsApp

Pode não parecer em um primeiro momento, mas o WhatsApp é uma ótima ferramenta profissional. É possível marcar, cancelar e reagendar consultas, receber críticas e sugestões, divulgar novos serviços e, como dito, falar sobre a agenda do médico em horários em datas específicas, como feriados.

Para dar um ar ainda mais profissional e facilitar a vida de micro e pequenas empresas, o WhatsApp conta com sua versão Business, com diversas funcionalidades: perfil comercial, mensagens rápidas e padronizadas, etiquetas para organizar contatos e estatísticas. E antes que o paciente fale com alguém da secretaria, ele pode ser atendido por um chatbot — um “robô” que responde a perguntas simples e que o direciona para o atendimento correto.

3. Marketing de conteúdo

Para um médico, é extremamente importante construir uma imagem profissional que transmita ética, relevância e autoridade em seu segmento. Uma das ferramentas mais interessantes para conquistar essa imagem sem o uso de propagandas é o marketing de conteúdo, ou seja, a produção de textos, vídeos, posts, imagens e demais formas de conteúdo na internet.

marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital, um conjunto de ações com o objetivo de atrair e fidelizar clientes. Nessa estratégia, em vez de você criar anúncios para atrair o público, é ele quem virá até você.

Por exemplo: em tempo de fake news, muitas pessoas estão procurando na internet dúvidas como “chá previne Coronavírus?“. Além disso, há usuários que amam fazer perguntas nas páginas de médicos no Facebook.

Para um especialista sério, esse tipo de indagação é uma forma de mostrar seu trabalho e trazer esclarecimento para um público cada vez mais vítima de falsas informações.

Para que você consiga aumentar o número de pacientes no consultório usando marketing de conteúdo, é preciso:

  • ter um site bem-feito, com todas as informações necessárias sobre sua clínica;
  • investir em um blog, que seja atualizado com frequência (uma vez por semana, por exemplo);
  • possuir o registro do e-mail e telefone de seus pacientes sempre atualizado;
  • saber em quais redes sociais seu público está e investir nelas.

4. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que deve ser usada por qualquer estabelecimento físico que deseja aparecer no Google. O melhor é que ele ajuda seu consultório a aparecer nos resultados orgânicos (gratuitos) da ferramenta de buscas e, consequentemente, a aumentar o fluxo de pacientes.

Para isso, é necessário fazer um cadastro com todas as informações necessárias sobre seu negócio, como nome, endereço, telefone, redes sociais, horários de atendimento e fotos do local. Dessa forma, as chances que sua clínica apareça nos resultados é muito maior. Além do mais, usuários podem comentar sobre o atendimento e até deixar notas.

Seu consultório pode aparecer de duas formas: quando o usuário escreve o nome do local por completo ou quando ele procura por região. Por exemplo: você é um cardiologista que atende em Maringá. Quando o usuário procura por “clínica Maringá”, “consultório Maringá” ou “cardiologista Maringá”, as chances de que você apareça são muito maiores quando há um cadastro no Google Meu Negócio.

Viu como é possível usar ferramentas de marketing digital para aumentar o fluxo de pacientes no consultório? Então, confira agora 5 dicas incríveis de marketing pessoal para médicos!

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