Atraso na consulta: Sua equipe está preparada para gerenciar essa situação?


Para quem busca um atendimento médico, seja para tratamento de algum problema ou de forma preventiva, não há nada mais desconfortável do que lidar com o atraso na consulta. A sua equipe está preparada para gerenciar essa situação?

Infelizmente muitas clínicas/médicos, ainda não dão a devida importância para um atendimento pontual e de qualidade aos seus pacientes.

Nesse artigo falaremos sobre a importância de se organizar a agenda de atendimento médico. Abordaremos também, sobre  a necessidade de prestar um atendimento humanizado e de qualidade. Nos acompanhe na leitura!

Qual é o impacto do atraso nas consultas médicas?

Os consultórios médicos por sua natureza de atuação, já transmitem uma imagem de atendimento frio e impessoal. Por tratar-se de um local que muitas vezes são realizados diagnósticos negativos, muitas pessoas possuem uma resistência natural. Essa resistência muitas vezes é aumentada pela demora e atrasos nas consultas, e procedimentos médicos agendados.

Esses atrasos refletem tanto um problema de organização da agenda pela equipe de atendimento, quanto da desorganização do próprio médico.

Pequenos atrasos, entre 5 a 20 minutos, são toleráveis e até esperados, porém em muitos consultórios os atrasos podem chegam a 2 horas ou mais.

Isso faz com que o paciente fique extremamente irritado e sinta-se desrespeitado.  Para um profissional respeitado, é essencial prezar não só pela pontualidade, mas também por um atendimento de qualidade.

Como evitar atraso nas consultas?

Garantir a pontualidade nos atendimentos médicos é importante não só para se obter maior produtividade, como também para obter maior satisfação dos pacientes.

O primeiro passo é a organização do tempo de atendimento, o médico deve avaliar o tempo médio de duração de cada consulta. Com base nesse período, deve calcular quantos pacientes é possível encaixar dentro da sua agenda diária.

Lembrando da importância de se manter um período de intervalo entre as consultas de no mínimo 5 minutos.

Além disso, é importante também que todas as consultas agendadas sejam previamente confirmadas, para evitar faltas e atrasos por parte dos pacientes. Dessa forma, tanto médico quanto pacientes estarão alinhados quanto ao agendamento da consulta e poderão cumprir o horário marcado.

Qual é a importância do atendimento da recepção para evitar atraso na consulta?

Além da organização da agenda de consultas, que deve ser feita de forma planejada e rigorosa, outros fatores também afetam o nível de satisfação do paciente com o atendimento.

Acima de tudo, o nível de cordialidade, prestatividade e empatia por parte da equipe de recepção são essenciais para garantir uma experiência positiva ao paciente. Uma equipe organizada, focada em resolver o problema do paciente, faz toda a diferença no atendimento do consultório médico.

Além disso, o ambiente da recepção / sala de espera precisa ser confortável e aconchegante. É importante dedicar atenção a climatização e ambientação do local, para que os momentos que antecedem o atendimento seja o mais tranquilo possível.

Atenção especial deve ser dada a sonorização, sendo uma música ambiental de qualidade uma boa prática. Se optar por disponibilizar uma televisão, ter atenção especial a programação. O ideal são programas que trazem boas sensações às pessoas: viagens, natureza, esportes, estilo de vida, etc.

Todos esses itens colaboram para uma boa experiência do paciente no consultório médico.

Como conciliar o atraso na consulta e a satisfação do paciente?

Como falamos nos tópicos anteriores, há uma série de ações que podem ser implementadas na rotina de atendimento do consultório médico. Todas essas ações visam garantir mais qualidade na prestação de serviços e consequentemente maior satisfação dos pacientes.

Além da equipe de atendimento, que deve informar ao paciente sobre eventuais atrasos, o médico ao recebê-lo deve abordar o assunto e desculpar-se, amenizando a situação.

Quando o paciente é submetido a uma excelente experiência de atendimento, mesmo que eventualmente ocorram pequenos atrasos, ele não irá se importar.

Investir em qualidade no atendimento ao paciente é investir no próprio consultório e na sua carreira!

Gostou desse conteúdo? Ao cursar uma Pós-Graduação em medicina no IEFAP, você receberá conhecimento para transformar o seu atendimento e a sua carreira. Consulte nossos cursos em www.iefapcursos.com.br.

 


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364

Tem dúvida? Fale conosco!