Acupuntura para tratamento de hérnia de disco: conheça os benefícios


A acupuntura tem tido cada vez mais procura. Ela tem ganho destaque entre os principais centros médicos de renome internacional. O emprego da acupuntura como modalidade médica para tratamentos como de neurologia, ortopedia e de sistemas de órgãos são considerados muito eficazes. Neste artigo, para tratar problemas de dores na coluna, veremos que a acupuntura para hérnia de disco é super bem-vinda.

Acupuntura: uma arte médica milenar

Hoje sabe-se que o tratamento de acupuntura para hérnia de disco já possui mais de 3.000 anos de história. Como um dos ramos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a acupuntura segue os métodos de diagnóstico e tratamento de diversos distúrbios de saúde. Isso é feito através da inserção de agulhas em pontos estratégicos do corpo, chamados de “meridianos”. O profissional acupunturista utiliza complementarmente técnicas como do “do in”, moxabustão, tuiná e eletro-acupuntura a fim de estimular esses pontos.

No Brasil, a acupuntura chegou graças aos imigrantes chineses e japoneses, no início do século XX. Com o reconhecimento da sua eficácia, a acupuntura passou a ganhar um maior destaque sendo hoje reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e, recentemente, pelo Conselho Federal de Medicina. Isso devido às muitas comprovações científicas relacionadas a eficácia do seu tratamento para doenças.

A acupuntura no tratamento de hérnia de disco

Você sabia que é possível tratar tanto a dor aguda quanto a dor crônica produzida pela presença de hérnias aplicando-se a acupuntura sem a necessidade de recorrer aos analgésicos e anti-inflamatórios?

A hérnia de disco é causa frequente de intensa dor nas costas, na região lombar, torácica ou na cervical. Essas dores ocorrem quando a hérnia comprime uma terminação nervosa, provocando sérios incômodos que podem se estender das costas às pernas e do pescoço ao braço.

Esse problema, atualmente, afeta muitos pacientes. Há casos em que pessoas que foram operadas, anos mais tarde, voltaram se produzir outras hérnias. Em razão disso, muito conhecida na China antiga, a acupuntura para hérnia de disco, vem sendo a técnica mais eficaz para diminuir o sofrimento dos pacientes. 

Benefícios da acupuntura para hérnia de disco

Na verdade, ao contrário do que se pensa, a grande maioria das hérnias de disco não necessitam de cirurgia. Isso, sempre quando não ocorra o edema próximo à medula, caracterizando um possível dano neurológico. Fora isso, pode ser facilmente realizado o tratamento da acupuntura, seguido de fisioterapia, massoterapia etc.

Interdisciplinaridade

Com a experiência ganha na aplicação da acupuntura para hérnia de disco, verificou-se que pode haver uma valoração interdisciplinar entre as diversas áreas da saúde como a traumatologia, neurologia, osteopatia, MTC etc.

A acupuntura favorece a aplicação de outras técnicas conjuntas como a eletro-acupuntura, aplicações de moxabustão, ventosaterapia, auriculoterapia, tuiná, etc.

Efeitos analgésicos

A aplicação da acupuntura dispensa a utilização de anestesias locais ou gerais. Com o uso das agulhas em determinados pontos e meridianos é possível deixar a região totalmente isenta de dor e sensibilidade. 

Anti-inflamatório

A acupuntura e a eletro-acupuntura podem produzir efeito anti-inflamatório e analgésico. Isso ajuda a preservar órgãos e a saúde do paciente. A acupuntura tem a capacidade de aumentar a microperfusão tecidual, permitindo criar um efeito anti-inflamatório em toda a região da lesão.

Rápida recuperação

A acupuntura para hérnia de disco reduz as contrações musculares, desbloqueando as tensões em torno da hérnia de disco. Com isso, ajuda no relaxamento total e na rápida recuperação do paciente.

Método não invasivo

Apesar da aplicação de agulhas, a acupuntura é um método não invasivo e não traumático, diferente da cirurgia. Por exemplo, as hérnias costumam ser traumáticas ou por esforço ou pela presença do frio. 

Portanto, a acupuntura para hérnia de disco é uma ótima opção para quem deseja ter um adequado tratamento que abraça muitas possibilidades. Com o diagnóstico de hérnia de disco, todos os sintomas como a dor, a redução da mobilidade, entre outros, podem ser minimizados com as agulhas, sem precisar passar pela cirurgia.

Uma vez sem dor, inicia-se o processo de recuperação pela fisioterapia com exercícios terapêuticos para fortalecer as regiões. Com isso, a acupuntura é reconhecida milenarmente e altamente recomendada aos pacientes que sofrem de hérnia de disco. A busca pela qualidade de vida, evitando o acúmulo de remédios com efeitos tóxicos, bem como a tão temida cirurgia, fazem da acupuntura a melhor escolha.

Gostou destas informações sobre a MTC e acupuntura? Continue acompanhando nossas publicações com mais assuntos referentes ao tema e faça o curso de Pós-Graduação em Acupuntura do IEFAP!!


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364