Você sabe o que é água alcalina? Ela vem somando adeptos em todo o mundo todos os anos. São matérias de nutricionistas, livros e até novas parcerias de fornecedores que começaram a investir nesse recente movimento. Mas, por que a água alcalina está sendo tão recomendada?
Se você for em uma clínica de um nutricionista, com certeza ele irá indicar o consumo de água alcalina. Por uma série de benefícios destacados, os estudos químicos mostram que a água alcalina ajuda não só a vitalizar nosso organismo com sais minerais, mas também, e principalmente, a impedir que o sangue se torne ácido.
A água alcalina ionizada possui o PRAL negativo, isto é, “potencial de carga ácida renal”, tão importante para o organismo. O que o nosso corpo consome, geralmente, são alimentos e bebidas com PRAL positivo, que são demasiadamente ácidos, ruins para a saúde.
A água alcalina atua no equilíbrio saudável do sangue que, em função da alimentação desregrada, intensificada com produtos industrializados, em sua maioria ricos em açúcares e gorduras, tendem a acidificar o sangue. Quando o sangue se torna ácido corre-se o risco de contrair determinadas doenças degenerativas, tais como osteoporose e câncer.
A água alcalina não permite que o acúmulo de açúcares e gorduras ocasionem um desequilíbrio na acidez. Isso porque a água alcalina contém grandes somas de minerais como cálcio, magnésio, potássio, bicarbonato etc.
Entre os maiores benefícios da água alcalina podemos citar:
Além disso, a água alcalina pode reduzir drasticamente o trabalho renal que regulará o pH sanguíneo, que na sua normalidade, transita em um organismo saudável, na faixa entre 7,35 e 7,45. No meio ambiente biológico, a classificação de alcalinidade tem relação com a quantidade de íons, já que quanto for maior a quantidade de h+, mais ácida e menor será o ph.
Esses resultados positivos indicam que na presença de dietas saudáveis, a constituição urinária converte-se em menor acidez. A acidez do sangue é causadora de muitas doenças, tais como a gota e os cálculos renais. A água alcalina, sendo ionizada com pH igual a 9.5 é algumas vezes superior à água normal e é muito mais hidratante.
Certamente, a má alimentação é uma das principais preocupações para os médicos. Com uma alimentação saudável e equilibrada, associada ainda ao consumo de água alcalina, o risco de adquirir doenças reduz mais da metade.
Os alimentos que são totalmente industrializados, como comidas processadas, fast foods, bolachas, salgados fritos e bebidas com alto teor de sódio e açúcar, são os verdadeiros perigos para o organismo. Quando há uma alta descarga de adrenalina no sangue, todos os índices de colesterol e glicose tendem a crescer juntos, aumentando assim, o nível da pressão, processo que acidifica o sangue muito rápido.
No entanto, não basta apenas mudar a alimentação para uma dieta mais saudável se o estilo de vida sedentário não for também mudado. Em grande parte, a acidez no sangue tem relação com a inércia do corpo, a péssima qualidade do sono e recorrência de vícios prejudiciais.
No nosso estilo de vida atual, da aceleração do tempo e das atividades, seja do trabalho ou das relações humanas, o estado de adrenalina e estresse é quase permanente. Desta forma, os maus hábitos alimentares e não consumo de água alcalina, e mesmo água normal, representa ir na contramão da direção correta.
A água alcalina poderá ser feita de diversas formas:
Utilize a água alcalina 30 minutos antes das refeições, que pode ser pela manhã, ou no final de tarde.Beba água alcalina e você verá que pode alterar a qualidade do seu sono e de sua vida! Somos 70% de água em nosso corpo, a água alcalina é muito importante.
Gostou de aprender mais sobre a água alcalina? Faça já um curso de pós-graduação da IEFAP para saber mais sobre esse e demais assuntos.
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620
Maringá - PR
iefap.cursos@iefap.com.br
(44) 3123-6000
(44) 9 8813.1364