8 sites para profissionais de saúde se manterem atualizados


Hoje em dia encontrar informação médica é muito fácil graças à internet. Mas informações confiáveis e com rigor científico podem ser mais difíceis. Não acredite em tudo o que você lê e acessa! Esta é uma velha advertência. Os sites para profissionais de saúde devem ser acessados com cautela, veja o porquê. Veja também algumas indicações de bons sites.

Cuidado com a rede

Ali, nessa imensa rede de informação, você pode aprender mais especificamente sobre uma determinada doença bem como encontrar conselhos e manter-se atualizado. No entanto, nem sempre toda informação é válida, porque dessa grande quantidade de sites, muitos reproduzem mitos e falsas verdades como se fossem fatos.

Para evitar estas informações de saúde pouco confiáveis ao navegar pela web, faça as seguintes perguntas:

  • Qual a origem da informação?
  • É atualizada?
  • Quem é responsável pelo conteúdo?

Existem milhares de sites relacionados com a saúde. Os sites para profissionais de saúde podem informar noticias médicas, mas nem sempre estão atualizados. Por isso, escolher alguns sites — que você pode salvar em seus favoritos — e não realizar sempre uma busca genérica, é a recomendação que nós lhe damos. Esse é um passo importante para captar informação certa sobre saúde.

Para isso, nós disponibilizamos para você, 8 sites para profissionais da saúde e que tem fontes confiáveis e de fácil entendimento para a sua busca. 

8 sites para profissionais de saúde

Confira alguns sites para profissionais de saúde, com informações úteis devem ser direcionados segundo os critérios de atualização e confiabilidade. 

1. Medicina Dia a Dia

Altamente recomendado! O Blog Medicina Dia a Dia traz inúmeras novidades e artigos sobre medicina. O blog oferece, também, informações sobre cursos de Pós-Graduação e de Aperfeiçoamento em diferentes especializações da Medicina. 

Acesso: Medicina Dia a Dia

2. Pfizer

A Pfizer Medical Information recentemente lançou no Brasil a sua versão brasileira do portal de informações médicas. E, entre os sites para profissionais de saúde, ele tem um canal 24 horas por dia de acesso rápido.

Todas as informações são científicas e buscam responder as principais perguntas relacionadas, principalmente aos medicamentos da Pfizer. Pelo website, é possível achar informações médicas confiáveis e com fontes úteis, tanto para a prescrição, como para a conduta no tratamento dos pacientes.

Acesso: Pfizer

>>> Para saber mais: Conheça 5 livros de medicina essenciais para os médicos

3. Portal CFM

O portal do Conselho Federal de Medicina (CFM) reúne muitas informações sobre a atividade médica em abrangência nacional. Além disso, o portal oferece publicações sobre assuntos como artigos relacionados à saúde, comentários de especialistas, eventos, concursos públicos, serviços médicos, informes técnicos e dados sobre o CFM, além do usuário poder consultar as normas e resoluções de todas as práticas médicas no país.

Acesso: Portal CFM

4. Pubmed

Site que disponibiliza  pesquisas de artigos científicos sobre assuntos específicos e de diferentes temáticas. Possui um grande banco de dados com as principais revistas de saúde internacionais, proporcionando acesso a diversos conteúdos de qualidade.

Acesso: Pubmed

5. Medical News Today

Quem procura sites para profissionais de saúde com publicações internacionais constantes, o Medical News Today (MNT) oferece essa vantagem. O site pertence à Healthline Media UK Ltd., que é líder em visitas por mês em publicações de serviços de saúde, e encontra-se entre os principais portais dos Estados Unidos e Europa. Com um vasto acervo digital, o portal é atualizado diariamente.

Acesso: Medical News Today (MNT)

6. Medscape

O Medscape, criado em 1995, é um site essencial na busca de novidades para todo profissional da área médica. Além de fornecer muitas informações relevantes, ele também oferece cursos e educação a distância para todos os médicos. O Medscape traz artigos de vários periódicos médicos, possui um vasto banco de dados e dados sobre fármacos. Recentemente, o grupo lançou um aplicativo para versão Android. 

Acesso: Medscape

7. NEJM Group

O site do NEJM é um importante portal que ajuda os médicos a atualizarem-se na área da saúde, equipando-os com as informações, perspectivas clínicas novas, etc. O NEJM Journal Watch é muito usado por clínicos, médicos, técnicos enfermeiros, assistentes, residentes, estudantes, farmacêuticos e outros profissionais de saúde. Ele possui mais de 500.000 usuários cadastrados em mais de 178 países.

Acesso: NEJM Group

8. Cochrane Brasil

O portal da Cochrane Brasil é comparado ao Projeto Genoma Humano, pela sua importância referente à atenção à saúde. O projeto funciona como uma rede independente de pesquisadores, pacientes, profissionais da saúde e pessoas interessadas na área da saúde.

Por isso, conta com mais de 37 mil voluntários, de mais de 130 países. Além disso, a Cochrane Brasil possui uma biblioteca com a maior base de dados de ensaios clínicos já publicados, muito utilizado por estudiosos da área médica para realizam seus ensaios acadêmicos e revisões de sistemáticas clínicas.

Como entidade não governamental e sem fins lucrativos, o projeto possui ainda vários centros de extensões, oferece workshops e consultorias científicas. Ele abrange uma grande produção de publicações internacionais científicas, como laboratório de pesquisa e  ensino de graduação e pós-graduação. 

Acesso: Cochrane Brasil

Estes 8 sites para profissionais de saúde são ótimas referências e fontes confiáveis de informação. Desconfie de portais de notícias, em geral, patrocinados por empresas que apenas tratam de vender tratamentos ou produtos específicos. 

Outra dica importante para levar em conta: toda informação duvidosa deve ser complementada pela informação direta que o médico possa também indicar. Isso significa que toda informação estranha que você possa vir a encontrar em um site não substitui o conhecimento técnico adquirido pelo médico.

Desta forma, sempre fique atento às fontes confiáveis, principalmente na área da saúde! Compreender esta importância de seguir as atualizações da área da saúde e se manter bem informado pode ser feito tranquilamente seguindo nossas dicas de 8 sites para profissionais de saúde!

Aproveite agora conhecendo já 8 sites de medicina, com fontes confiáveis e relevantes para aumentar os seus saberes e conhecimento. Examine a ideia de poder investir também em cursos de especialização para dar prosseguimento ao seu progresso individual e profissional. 

Se estas informações foram úteis para você, ajude a compartilhá-las também para outras pessoas e colegas de profissão. Compartilhe este post em suas redes sociais assinando a nossa newsletter!


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364