5 vantagens de cursar uma Pós-Graduação em medicina


Depois de anos na graduação, voltar a estudar é uma decisão que deixa muitos médicos hesitantes. Afinal, será que vale a pena abrir mão de horas que normalmente seriam dedicadas a um merecido descanso para cursar uma Pós-Graduação em medicina?

A resposta é sim! Mais do que um gasto de tempo e dinheiro, uma Pós-Graduação em medicina é um investimento de alto retorno no seu futuro. Entenda melhor!

5 vantagens de cursar uma Pós-Graduação em medicina

1. Possibilita o aprimoramento de conhecimentos práticos e teóricos

Ao cursar uma Pós-Graduação em medicina, você tem a oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos práticos e teóricos sobre uma especialidade médica. Esses são conhecimentos que não estão disponíveis durante a graduação, quando os assuntos são abordados de maneira mais geral.

Com isso, você foca os seus estudos naquilo que realmente mais lhe agrada. Também chega ao mercado de trabalho mais seguro tanto para lidar com os pacientes quanto para conquistar aquela vaga que tanto deseja.

2. Deixa você mais próximo do título de especialista

Além de aprofundar seus conhecimentos, cursar uma Pós-Graduação em medicina deixa você mais preparado para, se desejar, prestar as provas de títulos promovidas pelas sociedades de especialidades médicas reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Uma pós-graduação em medicina aumenta os seus conhecimentos práticos e teóricos nessa especialidade. Ela também auxilia na integralização do tempo de atuação na área, requisito importante para a obtenção do título de especialista.

As vagas para residência médica — outra possibilidade para a obtenção do título — estão cada vez mais disputadas em virtude do aumento de profissionais no mercado de trabalho. Por isso, pós-graduação surge como uma alternativa inteligente para quem deseja  tornar-se especialista, mas não quer renunciar a outros compromissos profissionais ou pessoais.

3. É uma porta de entrada para a vida acadêmica

Se você assim desejar, cursar uma Pós-Graduação em medicina pode ser uma porta de entrada para uma promissora vida acadêmica. Isso porque durante o curso, você vai realizar atividades relacionadas ao campo de pesquisa e dedicar algum tempo à leitura de pesquisadores importantes da especialidade.

Com isso, ao final do curso, você poderá dedicar-se a um mestrado e, posteriormente, ao doutorado, buscar posições em centros de pesquisa ou mesmo lecionar em faculdades e universidades.

4. Amplia sua rede de contatos

Cursar uma Pós-Graduação em medicina é uma excelente maneira de ampliar sua rede de contatos. Ao longo do curso, você vai conhecer muitas pessoas com interesses profissionais parecidos com os seus. Isso possibilita uma troca de ideias bastante enriquecedora e pode estimular parcerias altamente produtivas.

Além disso, você vai estar em contato com professores que são referências na sua área de interesse, o que lhe dá a oportunidade de conhecer melhor como funciona a especialidade não só na teoria, mas também na prática.

Outra possibilidade que se abre ao cursar uma pós-graduação é que você vai poder participar de diversas feiras, congressos e eventos relacionados à área. Isso coloca você em contato com outros profissionais e dá uma visão ampla do mercado de trabalho.

5. Dá um upgrade na sua carreira

Por falar em mercado de trabalho, cursar uma Pós-Graduação em medicina dá um upgrade imediato na sua carreira. De acordo com especialistas em recursos humanos e recolocação profissional, diante do grande volume de material recebido, os selecionadores, em geral, não levam mais que 30 segundos para fazer uma análise prévia dos candidatos.

Por isso, se o seu currículo tem uma pós, já leva uma vantagem extra sobre aquele que limitaram os estudos à graduação. Além disso, investir em conhecimento, em geral, se traduz também em ganhos financeiros.

Segundo uma pesquisa conduzida pela consultoria Catho Educação com mais de 2 milhões de pessoas em todo o país, no caso de profissionais em cargos de coordenação, possuir uma pós-graduação pode aumentar os salários em até 53,7%. Nada mal, não é mesmo?

Como você pode ver, cursar uma Pós-Graduação em medicina é uma alternativa vantajosa para profissionais que desejam ampliar suas possibilidades de atuação e colocar-se um passo à frente da concorrência.

E você, o que está esperando? Conheça agora mesmo os cursos de Pós-Graduação em medicina oferecidos pelo IEFAP e escolha o mais adequado para o seu perfil!


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364