Pós-Graduação: 5 respostas que você deve saber antes de se matricular


 

Você está decidido em cursar uma Pós-Graduação. Mas quando inicia a sua busca pelo curso ideal, surgem várias dúvidas ao longo desse percurso. Nos últimos anos, o número de cursos Lato Sensu cresceu no Brasil e também houve o aumento das categorias e áreas com várias opções e especialidades. Dessa forma, é importante saber alguns aspectos e informações que diferem cada modalidade de curso. Por isso, separamos as 5 perguntas frequentes entre as pessoas que, como você, buscam cursar uma Pós-Graduação:

  • Como saber se essa Pós-Graduação é reconhecida pelo MEC e quais as vantagens?

Assim como definido na Resolução CNE/CES nº 1, de  8 de junho de 2007, apenas instituições já credenciadas podem oferecer cursos de especialização nas áreas competentes e capacitadas para operacionalizar a Pós-Graduação. Dessa forma, a certificação obtida por IES que está fora da normativa do MEC não possui validade legal, portanto, o aluno não consegue o título de especialista. Para saber se a instituição de interesse está credenciada, acesse: http://emec.mec.gov.br

  • Presencial ou a distância, qual a melhor opção?

Sendo a instituição devidamente credenciada pelo MEC, ambos os certificados serão válidos. As vantagens da educação a distância são: organização e encaixe de tempo na sua rotina, não há custo com deslocamento e acesso ilimitado ao conteúdo, ou seja, você poderá rever a disciplina quando e onde estiver. Já o ensino presencial é vantajoso para: troca de experiências com demais profissionais da área, dúvidas solucionadas na hora. Ambas darão a você o título de especialista, mas a escolha depende de qual dessas modalidades se encaixa melhor às suas necessidades.

  • Quem pode fazer Pós-Graduação?

Muitos alunos no último ano se questionam se já podem ingressar em cursos de Pós-Graduação. Conforme a Resolução citada na primeira pergunta desta matéria, os cursos tipo Lato Sensu são destinados a candidatos diplomados em cursos de ensino superior. Portanto, o aluno só poderá se matricular no curso de especialização depois de concluir a graduação.

  • Vou aprender mais sobre temas de meu interesse nessa Pós-Graduação?

Para você não ter surpresas durante a Pós-Graduação, é importante analisar a ementa do curso e suas disciplinas. Isso fará a diferença caso você precise solicitar uma transferência para algum outro curso ou instituição. Dessa forma, a convalidação de matérias ou a aprovação no pedido será mais fácil se ambas as IES tiverem carga horária semelhantes e também o conteúdo programático similar.

  • Como vou saber se o curso irá atender as minhas necessidades?

É importante que você pesquise o mercado de trabalho referente a especialização que está interessado em cursar; então busque respostas como: há uma demanda crescente dessa profissão? O mercado já está saturado de profissionais dessa área? Pense no curso de Pós-Graduação como um diferencial para o seu currículo e sua formação profissional. Afinal, você será um especialista naquele determinado segmento, logo, além de adquirir e aprimorar seus conhecimentos, será um profissional mais desejado pelo mercado.


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364