10 tecnologias para médicos que são essenciais


A evolução tecnológica provocou profundas transformações nas mais diversas áreas do conhecimento e com a medicina não foi diferente. O desenvolvimento de tecnologias para médicos tem ajudado profissionais a ampliarem seus conhecimentos, trocarem informações com colegas de todo mundo e até mesmo ampliar a clientela.

Quer entender melhor como esse tipo de ferramenta pode dinamizar seu trabalho? Então acompanhe a leitura!  

10 tecnologias para médicos que você precisa conhecer

1. Prontuário eletrônico

Realidade em hospitais e clínicas de médio e grande porte, o prontuário eletrônico pode ser utilizado também por profissionais em início de carreira, já que existem no mercado soluções com preços bastante acessíveis. 

A ferramenta reduz a necessidade de espaço físico para arquivos de papel e aumenta a segurança de dados confidenciais dos pacientes. 

Além disso, esse tipo de tecnologia para médicos dinamiza consideravelmente o atendimento, uma vez que garante acesso rápido a dados pessoais, resultados de exames, histórico de medicações e outros tratamentos prescritos anteriormente.

2. Software de gestão de consultórios

Essa é uma das tecnologias para médicos fundamental para profissionais em qualquer estágio da carreira que busquem a excelência no atendimento aos pacientes e na administração de processos internos.

Com a ferramenta, que também pode ser encontrada no mercado a um preço acessível, é possível fazer o controle eletrônico da agenda. Ela, inclusive, possibilita aos pacientes acesso aos horários disponíveis e realizarem suas marcações no momento que lhes parecer mais conveniente, por exemplo.

A tecnologia para médicos também permite que você faça um controle efetivo das contas a pagar e a receber e centralize os dados dos pacientes em um só lugar, o que é especialmente útil para profissionais que atendem em diferentes espaços.

3. Telemedicina

Ainda que o atendimento à distância esteja suspenso por decisão do Conselho Federal de Medicina, a telemedicina é uma das tecnologias para médicos no qual você definitivamente precisa ficar de olho.

Isso porque independentemente da realização de atendimentos não presenciais, a ferramenta pode ser utilizada para troca de informações sobre casos específicos com profissionais mais experientes e também como ferramenta de atualização.

Existem no mercado uma série de cursos oferecidos à distância que garantem que você aprenda mais sobre sua especialidade com profissionais de renome no mercado e que podem fazer toda a diferença no seu currículo.

4. Dispositivos de monitoramento

Outra ferramenta das tecnologias para médicos que facilita o cotidiano de profissionais em todas as etapas da carreira são os dispositivos de monitoramento portáteis. Esse tipo de ferramenta ajuda a fornecer informações relevantes sobre o estado de saúde do paciente, notadamente aqueles que padecem de enfermidades crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Com o uso desse tipo de dispositivo, é possível obter um relatório completo das alterações fisiológicas do paciente ao longo do dia, sem que haja a necessidade da presença do médico ou o deslocamento do paciente até o consultório.

Além de prático para ambas as partes, os resultados são mais precisos, já que refletem fielmente o comportamento dessas variáveis no cotidiano do paciente.

5. Armazenamento em nuvem

Seja via aplicativo mobile, software ou mesmo ambiente virtual, esse tipo de tecnologia para médicos é especialmente útil para garantir que as informações necessárias para a realização do trabalho estejam bem organizadas sem ocupar espaço em disco.

Receitas, prontuários, controles financeiros… Além de não consumir a memória do seu computador, esse tipo de informação fica bem protegida, já que é possível limitar o acesso aos arquivos e, o que é melhor, podem ser acessados de qualquer lugar, seja via desktop ou mobile.

6. Aplicativos para consulta

Também chamado de “Uber dos médicos”, em referência ao famoso serviço de motorista particulares, os aplicativos para consulta tiveram seu uso regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina em fevereiro de 2018.

Com mais essa opção de tecnologias para médicos, é possível expandir sua clientela ao atender pacientes que buscam por profissionais de uma determinada especialidade. A solução é ótima para profissionais em início de carreira que precisam tornar seu nome mais conhecido no mercado.

No Brasil, aplicativos que oferecem esse serviço estão se tornando cada vez mais populares. O Docway, por exemplo, está disponível em mais de 440 cidades e conta com uma base de mais de 4.500 médicos cadastrados.

7. Medscape

Uma das tecnologias para médicos mais conhecidas pela comunidade nacional e internacional, o aplicativo conta com mais de 5 milhões de usuários no mundo, que acessam a ferramenta para consultar uma completa base de dados a respeito de enfermidades, diagnósticos, tratamentos e exames.

O Medscape possui ainda um espaço dedicado a publicação de notícias atualizadas sobre o universo da medicina. Perfeito para profissionais em início de carreira que desejam dinamizar o atendimento e manterem-se bem informados sobre sua área de atuação.

8. Genéricos BR

O aplicativo é um dos mais baixados por profissionais brasileiros e é especialmente útil para médicos em início de carreira, já que traz uma listagem completa de opções de genéricos com base nos nomes mais populares de cada medicamento.

A tecnologia para médicos auxilia na identificação de opções de tratamento mais viáveis economicamente para os pacientes e elimina a necessidade de memorização desse tipo de informação, o que pode se tornar especialmente complexo com o grande número de fabricantes.

9. Figure 1

A tecnologia para médicos foi desenvolvida para médicos que desejam ampliar seus conhecimentos e compartilhar com colegas mais experientes casos nos quais estejam trabalhando de maneira ética e totalmente segura.

Com o aplicativo, que conta com mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo, é possível enviar fotos e exames e trocar informações com médicos das mais diversas nacionalidades.

Se a preocupação é com a privacidade do paciente, pode ficar tranquilo: uma equipe do aplicativo faz a seleção dos casos e só publica quando se certifica de que qualquer informação que possa identificá-lo foi devidamente excluída.

10. Touch Surgery

A tecnologia para médicos é excelente para médicos em início de carreira e estudantes. Com o aplicativo, é possível acompanhar o passo a passo de cirurgias com qualidade gráfica superior.

A ferramenta permite que você visualize em detalhes como são realizados procedimentos cirúrgicos das mais variadas especialidades, de apendicectomia ao implante de próteses mamárias.

Gostou de conhecer tecnologias para médicos essenciais para profissionais em início de carreira. Se você está em busca de um diferencial para sua carreira, conheça os cursos de pós-graduação do IEFAP e matricule-se agora mesmo!


Fale Conosco

Iefap - Conheça nossos cursos de Pós-Graduação








Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5620

Maringá - PR

iefap.cursos@iefap.com.br

(44) 3123-6000

(44) 9 8813.1364